O desenvolvimento do Jaguar F-TYPE superou o seu primeiro desafio dinâmico fora do programa de desenvolvimento interno da Jaguar, no seguimento de um convite realizado a três pilotos de renome internacional. Martin Brundle, Christian Danner e Justin Bell, para testar os protótipos dos modelos V6 de 380CV e V8 de 495CV.
Em condições frias e difíceis no circuito Snetterton 300 no Reino Unido e nas estradas de Norfolk que o rodeiam, os três pilotos e comentadores de renome internacional – residentes no Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, foram os primeiros fora da equipa de desenvolvimento da Jaguar a testar os limites de performance do F-TYPE.
Os seus esforços foram testemunhados por Mike Cross, Chief Engineer Vehicle Integrity, Jaguar, responsável pela equipa que trabalhou de forma incansável para assegurar que o F-TYPE proporcionasse uma experiência de condução desportiva verdadeiramente recompensadora.
“Foi um dia fascinante,” afirmou Mike. “O programa de desenvolvimento do F-TYPE centrou-se sempre, numa perspectiva de desenvolvimento do veículo, em proporcionar uma experiência de condução desportiva envolvente e foi fantástico testemunhar o trabalho de três pilotos respeitados em pista e ouvir os seus comentários positivos validar o nosso trabalho.”
Os protótipos camuflados do F-TYPE S e F-TYPE V8 S disponibilizados para o teste representam integralmente os veículos de produção numa perspectiva de comportamento dinâmico e conjunto motor/transmissão. O F-TYPE S de 380CV acelera de 0 a 100km/h em 4,9 segundos e atinge uma velocidade máxima electronicamente limitada a 275km/h. Enquanto que o F-TYPE V8 S acelera de 0 a 100km/h em 4,3 segundos e atinge uma velocidade máxima electronicamente limitada a 300km/h. Incorporam ambos construção integralmente em alumínio, suspensão com Sistema Dinâmico Adaptativo e um sistema de Escape Activo.