Após a conclusão de uma bateria final de testes de desenvolvimento realizada em Fevereiro, em Aragão, Espanha, a Honda Racing Team JAS está pronta para iniciar o Campeonato FIA World Touring Car 2013. O Campeonato terá início a 24 de Março em Itália, terminando em Macau, a 17 de Novembro, num total de 24 corridas.
A Honda irá entrar com uma equipa oficial de 2 automóveis que serão conduzidos pelo piloto Português Tiago Monteiro e pelo Italiano Gabriele Tarquini – Campeão do Mundo WTCC em 2009. A Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda desenvolveu um novo motor a gasolina 1.6 turbo, de 4 cilindros, com injecção directa, para equipar este Civic WTCC, com a Mugen a fornecer apoio em pista.
A equipa teve um início muito auspicioso no final da última época, altura em que competiu nas últimas 3 provas do Campeonato WTCC. Tiago Monteiro conseguiu mesmo um pódio na última prova do ano, em Macau, alcançando também nessa prova, o segundo tempo mais rápido em pista com o Civic WTCC (2:31.844).
“Estou muito orgulhoso pelo fantástico trabalho que a Honda e o nosso staff fizeram de forma a estarmos preparados para o início do Campeonato. Criamos um excelente espírito de equipa que será fundamental para os desafios que iremos enfrentar ao longo da campanha que agora se inicia. Apesar de sabermos que será extremamente difícil conquistar já este ano, enquanto equipa estreante, o Campeonato do Mundo, vamos fazer desse o nosso objectivo, para a Honda e para os nossos adeptos em todo o Mundo.” Alessandro Mariani – Director Principal da Honda Racing Team JAS
A Honda e a J.A.S. Motorsport colocaram o Civic WTCC num programa de testes de desenvolvimento durante o Inverno. Em Dezembro, o carro esteve 3 dias no túnel de vento em Tochigi, no Japão, a que se seguiram testes de 3 dias em Valência e em Aragão, em Janeiro e Fevereiro, respectivamente.
“Na sequência de testes exaustivos, fizemos um número significativo de melhorias no Civic WTCC. Melhorámos a aerodinâmica do carro, o design da suspensão, bem como a sua estrutura frontal. Em cooperação com a AP Racing introduzimos também melhorias nos travões.” Andrea Adamo – Chefe de Design da Honda Racing Team JAS
“O WTCC é uma competição excitante onde as lutas entre veículos totalmente colados podem durar mais de 20 minutos. Para efectuar ultrapassagens, com menos de 50 cm de distância, os nossos pilotos têm de reagir em fracções de segundo. Para isso, necessitam de respostas instantâneas quer do carro, quer do motor. Focámos o nosso desenvolvimento nas melhorias ao nível da manobrabilidade do carro. Fizemos afinações no motor para proporcionar maior controlo aos pilotos para que estes consigam adoptar o estilo de condução que desejem.” Daisuke Horiuchi – Líder do Projecto WTCC na Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Honda.
A equipa Húngara privada Zengő Motorsport, confirmou no início do ano, a sua entrada no Campeonato do Mundo também com um Honda Civic WTCC. O carro será conduzido pelo piloto Húngaro Norbert Michelisz. A J.A.S. Motorsport irá construir o veículo para esta equipa de acordo com as mesmas especificações dos automóveis da equipa oficial. Em linha com a filosofia da marca de partilha das alegrias com os seus clientes, a Honda irá introduzir na
zona do paddock das corridas Europeias, a “Honda fan zone” que proporcionará aos espectadores a oportunidade de conhecerem de perto o mundo de competição Honda.