O Salão Automóvel Internacional de Genebra, marca a estreia mundial do mais desportivo dos 911: o novo Porsche 911 GT3. No 50º aniversário do 911, a Porsche está pronta para iniciar um novo capítulo dos veículos desportivos com performances de competição. A 5ª geração do 911 GT3 foi desenvolvida completamente de raiz e posiciona-se agora na “pole position” dos modelos Porsche com motor aspirado.
O motor boxer e a transmissão, bem como a carroçaria e o chassis, são completamente novos e constituem mais um passo em frente no desenvolvimento do conceito do 911 GT3, com um impressionante incremento nas prestações. Potência: 475 cv. Relação peso/potência: 3,0 kg/cv. Aceleração dos zero aos 100 km/h: 3,5 segundos. Velocidade máxima: 315 km/h. Tempo de volta ao circuito de Nürburgring Nordschlei-fe: abaixo dos 7m30s.
Como destaque técnico, o novo 911 GT3 apresenta o primeiro eixo traseiro direcional activo de série num Porsche e as opcionais luzes dianteiras totalmente em LED. O novo 911 GT3 mantém todas as propriedades de sucesso de um veículo desportivo que também pode ser utilizado para competição, com uma melhor dinâmica, maior versatilidade e um factor de diversão e emocional ainda superior.
O motor de seis cilindros tem por base o mesmo motor do 911 Carrera S. No entanto, muitos dos componentes, particularmente a cambota e a válvula de engrenagem, foram especialmente adaptadas ou redesenhadas para o GT3. Por exemplo, a Porsche desenhou novas barras de ligação em titânio e novos pistons forjados. Algumas modificações básicas colocam o regime máximo do motor num patamar elevado: 9000 rpm. A caixa de dupla embraiagem Porsche Doppelkupplung (PDK) também foi especificamente desenvolvida. Tem por base uma caixa sequencial de competição, oferecendo um melhor desempenho e dinâmica ao condutor.
Pela primeira vez, a Porsche utiliza um eixo traseiro direccional activo para alcançar uma maior precisão e uma dinâmica superior em curva. Dependendo da velocidade, o eixo traseiro roda na mesma direcção ou na direcção oposta às rodas da frente, incrementando a estabilidade e a agilidade. Outros elementos que melhoram a dinâmica são o diferencial autoblocante electrónico variável e os apoios dinâmicos do motor. O novo chassis em alumínio pode ser ajustado em altura, convergência e camber. Para o contacto com o asfalto foram escolhidas novas jantes em liga leve de 20 polegadas com aperto central.
O novo 911 GT3 possui uma leve, mas extremamente rígida carroçaria, numa construção híbrida de aço e alumínio. O eixo traseiro do 911 GT3 é 44 milímetros mais largo do que o do 911 Carrera S. Outra característica que identifica o novo 911 GT3 é a asa traseira fixa de grandes dimensões. Esta tem uma contribuição decisiva na aerodinâmica do 911 GT3, que combina baixa resistência aerodinâmica com potência mais elevada.
Como resultado, o novo 911 GT3 estabelece um novo recorde de performance. Em plena aceleração, desde parado, os 100 km/h são alcançados em apenas 3,5 segundos e os 200 km/h em menos de 12 segundos. A velocidade máxima de 315 km/h é alcançada em sétima velocidade, demonstrando as capacidades da nova e adaptada transmissão PDK. A volta conseguida ao circuito de Nürburgring Nordschleife em menos de 7m30s é ainda mais impressionante.
O novo Porsche 911 GT3 vai ser lançado em Agosto de 2013. Em Portugal vai custar 180.218 euros, com impostos incluídos.
por: Comunicado de Imprensa