No passado dia 26 de Julho um Mazda6 equipado com uma motorização diesel limpa SKYACTIV-D venceu a categoria GX na prova Grand-am-Brickyard, naquela que foi a primeira vitória de sempre de um modelo a diesel na história do lendário autódromo. Sylvain Tremblay assumiu a liderança na corrida de três horas e cortou a meta com o Mazda6 diesel, o único modelo inscrito na prova com um bloco desse tipo.
Esta vitória foi a quinta consecutiva da Mazda, permitindo-lhe ultrapassar a Porsche após a 8ª das 12 jornadas do Campeonato de Construtores da Categoria GX. O Mazda6 vencedor foi impulsionado para a glória pelo bloco turbodiesel SKYACTIV de 2,2 litros, cuja concepção conta com 51% de peças originais, num verdadeiro motor de produção. A Mazda escolheu essa abordagem pois é o modo mais fidedigno de demonstração da qualidade, durabilidade e fiabilidade dos automóveis Mazda. John Doonan, Director de Motorsport das Operações para a América do Norte da Mazda, afirmou que a Mazda e a sua tecnologia diesel SKYACTIV fizeram história. “Apesar desta ser a nossa quinta vitória da temporada e também a quinta consecutiva, trata-se, de longe, na maior vitória até à data. Vencer em Indianápolis é o sonho de todos os pilotos e esse sonho tornou-se realidade para Mazda aqui hoje”.
O piloto vencedor Sylvain Tremblay também elogiou a equipa da Mazda pela calma e concentração demonstradas ao longo da corrida. “Não foi um dia fácil, mas a equipa manteve-se concentrada e chegámos à vitória. Garantir a primeira vitória de sempre de um diesel no traçado da Indy, no nosso primeiro ano deste programa, representa muito para a Mazda e para a nossa equipa”.
por: Comunicado de Imprensa