Derradeira deslocação intercontinental da temporada, o Rali da Austrália constituirá um encontro muito importante para o Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team. Na senda da vitória obtida na Alemanha, a equipa oito vezes Campeã do Mundo contará com Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen – já por três vezes vencedores da prova – e Kris Meeke / Chris Patterson para confirmar o seu regresso em força.
Depois de várias edições disputadas na região de Perth, na costa oeste do país, o Rali da Austrália passou a instalar-se em Nova Gales do Sul desde 2009. Equidistante entre Sydney e Brisbane, a pequena cidade de Coffs Harbour é o centro de um percurso variado. Especiais desenhadas em estradas de terra, bastante amplas e rápidas, alternam com estradas florestais, muito mais apertadas. Uma boa parte dos sectores cronometrados é inédita e o tira-teimas da prova poderá ser o troço de Nambucca, um de 49,9 km, a correr por duas vezes no Sábado.
Com um excelente resultado de conjunto na Alemanha, o Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team faz alinhar duas equipas que se apresentam cheias de ambições nos antípodas. Tendo vencido três das edições anteriores – de 2006, 2009 e 2011 – Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen pretendem dar continuidade à série de sucessos. « Sinto-me sempre feliz em regressar à Austrália. Para um amante de grandes espaços como eu, é um país fascinante que eu gostaria de conhecer com mais detalhe, » explica Mikko. « Em termos desportivos, venci por três vezes este rali, com traçados diferentes. É, por isso, uma prova que me é particularmente grata. Este ano, o meu objectivo será dar à Citroën uma segunda vitória consecutiva. Será, sem dúvida, o objectivo a alcançar se pretendemos reduzir ainda mais a diferença de pontos no Campeonato do Mundo de Construtores. »
« Os bons resultados na Alemanha não mudaram em nada a nossa preparação para a Austrália, mas a dinâmica criada pela vitória restaurou a confiança em cada um dos membros da equipa, » continuou. « Como acontece em cada rali, iremos enfrentar adversários poderosos, mas temos de demonstrar a mesma determinação para atingir os nossos objectivos. »
O Citroën DS3 WRC n°3 será confiado a Kris Meeke e Chris Patterson. Autor de uma bela prova na Finlândia a bordo do carro do Abu Dhabi Citroën Total WRT, o irlandês está ciente da oportunidade que lhe é oferecida: « O resultado bruto da minha última participação foi frustrante, pelo que venho à Austrália para terminar esse trabalho! É uma grande responsabilidade ser promovido para a equipa oficial, pelo que devo atingir o final do rali numa posição muito boa para dar pontos à Citroën. Não espero uma semana fácil, pois será a minha primeira viagem até à Austrália e até mesmo o meu primeiro rali do WRC fora da Europa! Mas sei que posso contar com o apoio da equipa e com as qualidades do DS3 WRC. Sinto-me como parte deste carro, pelo que estou ansioso em descobri-lo nos troços australianos! »
O terceiro Citroën será entregue a Khalid Al-Qassimi e Scott Martin. O piloto de Abu Dhabi tem duas participações na Austrália, tendo como melhor resultado no WRC um 5º lugar alcançado na edição de 2011: « É um rali muito agradável em termos de condução. O percurso parece muito natural, bem mais do que as estradas alemãs em qualquer dos casos! Espero que possamos repetir o desempenho de há dois anos, mas eu gostaria de ver um DS3 WRC no degrau mais alto do pódio! »
por: Comunicado de Imprensa