A Land Rover recebeu a certificação ambiental por parte da Agência de Certificação de Veículos (VCA) resultado do estudo exaustivo de impacto ambiental realizado ao novo Range Rover Evoque, desde a sua conceção até ao fim da sua vida útil.
Esta é a primeira vez que a Land Rover recebe a aprovação da VCA depois de um estudo detalhado sobre o ciclo de vida de um dos seus produtos. A Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do Range Rover Evoque foi totalmente auditada e aprovada pela VCA, o que torna a Land Rover num dos poucos fabricantes de veículos a ter o reconhecimento oficial de um estudo completo de impacto ambiental de um veículo abarcando a produção, a vida útil do produto e, finalmente, o seu abate e reciclagem.
Esta certificação destaca muitos dos processos que fazem do Range Rover um dos veículos mais eficientes fabricados pela marca até à data, tais como o uso de materiais reciclados, de componentes ligeiros e da tecnologia “Stop/Start”, entre outros. O estudo do ciclo de vida também apresenta as medidas incorporadas no processo de produção, baseadas em critérios de sustentabilidade, tais como a instalação na oficina de pintura de um dos mais avançados e flexíveis equipamentos de pintura do teto contrastante com o modelo, que faz parte do equipamento opcional do Evoque. Também foram analisados os sistemas de ventilação da oficina de produção da carroçaria que permitem uma poupança de 25% no consumo elétrico.
por: Albano Loureiro