Foram apenas 22 segundos a separar a vitória de Miguel Barbosa perante um muito aguerrido Ricardo Porém. Agora o título será decidido em Portalegre, onde se esperam por prolongados momentos de emoção na batalha que Barbosa e Porém prometem servir perante um público habitualmente fiel. A vitória de Miguel Barbosa e Mário Castro na Baja TT Rota do Douro não foi nada fácil, mas por isso teve uma sabor especial para o campeão nacional de TT, que vê assim a possibilidade de revalidar o título na prova do ACP que vai encerrar o campeonato. Ricardo Porém vendeu caro o 2º lugar alcançado na Rota do Douro. O piloto do BMW começou por vencer as duas passagens pelo traçado do Prólogo com 15,9 segundos de vantagem perante a Toyota Hilux de Rómulo Branco e 18,8 segundos para o Mitsubishi Racing Lancer de Miguel Barbosa. No dia seguinte, impondo excelente andamento, Barbosa dava o mote no primeiro sector, alcançando mais de um minuto de vantagem para Porém, que prometia atacar no segundo sector. Prometeu e assim o fez, recuperando 48 segundos ao líder, diferença insuficiente para retirar o triunfo a Miguel Barbosa que venceu com 22 segundos de vantagem.
Rómulo Branco ainda tentou acompanhar o ritmo dos dois pilotos da frente, mas viria a terminar a prova a mais de onze minutos do vencedor. Penalizações por excesso de velocidade em zonas de média controlada, viriam a afectar alguns concorrentes, entre eles Nuno Matos e Rómulo Branco.
Depois de um pódio previsível, João Belo em Opel Astra Proto viria a ocupar a 4ª posição, mas já a 22m18 de Miguel Barbosa, sendo juntamente com André Amaral em Mercedes Proto a 22m28, senhores de um animado duelo. Nuno Matos (Opel Mokka Proto) foi o 6º classificado, enquanto a 7ª posição de Eduardo Mota em Nissan Pathfinder lhe deu a vitória no agrupamento T2, deixando desta vez Alexandre Franco na segunda posição do grupo e no 8º lugar da classificação geral, à frente de César Sequeira que, uma vez mais, venceu entre as viaturas T8. Hélder Oliveira esteve uma vez mais sem sorte, debatendo-se com diversos problemas ao longo da prova, Duas saídas de estrada, provocadas por saltar o volante do Depieres e um furo, viriam a hipotecar a prova do piloto de Barcelos, que terminou a Baja no 11º lugar.
Uma prova que viu a parte final do derradeiro troço cancelada, devido ao piso degradado, promoveu no entanto um duelo muito interessante entre Miguel Barbosa e Ricardo Porém, os dois pilotos que irão discutir o título de 2014 em Portalegre, a última prova do Campeonato Nacional de TT.
por: António Xavier