O francês da Volkswagen venceu o Rali da Catalunha, em Espanha, e sagrou-se bicampeão do Mundo de ralis. Sébastien Ogier igualou, assim, nomes como Carlos Sainz, Walter Rohl e Marcus Gronholm, pilotos com dois títulos mundiais nos seus palmarés. Numa prova em que dominou quase do início ao fim, acabou por bater um super rápido Jari-Matti Latvala em asfalto por apenas 11,3 segundos, enquanto o terceiro lugar foi para o muito regular, Mikko Hirvonen, em Ford.
Numa prova disputada em pisos de terra na primeira etapa (excepção à super-especial) e em asfalto nas duas etapas seguintes, Ogier cavou um fosso para a concorrência suficientemente grande logo nas classificativas iniciais para depois gerir a vantagem. Latvala bem tentou recuperar mas apenas conseguiu encurtar a diferença dos 36,6s para os 11,3s.
A jornada espanhola do WRC foi emotiva, com inúmeras mudanças de posições, problemas técnicos, acidentes e penalizações. Ostberg ainda sonhou com o pódio mas não conseguiu resistir à consistência de Hirvonen e acabou em quarto. Kubica não foi feliz e caiu na classificação devido a problemas mecânicos no Ford. Dani Sordo ficou em quinto e terminou como melhor Hyundai à frente de Thierry Neuville, que colocou o seu i20 WRC em sexto.
Nota de destaque para a presença de Ken Block que voltou o Mundial de ralis. Contudo, a estrela dos vídeos no Youtube acabou fora dos dez primeiros. Quem pontuou foi Nasser-Al-Attiyah. O qatari venceu o WRC2 e terminou em décimo da classificação geral.
por: João Picado