O bicampeão do Mundo de ralis, Sébastien Ogier, venceu o Rali de Gales. Foi a sua oitava vitória num calendário que tem 13 provas, o que demonstra bem a supremacia do francês da Volkswagen. Em segundo ficou Mikko Hirvonen que assim se despede dos ralis com um pódio. Mads Ostberg ficou em terceiro.
Num dia em que a questão da vitória estava praticamente fechada, foi na luta pelo segundo lugar que se centraram as atenções. Neste particular, Hirvonen impôs-se. Ostberg e Meeke ainda deram luta mas o norueguês ficou em terceiro, enquanto o norte-irlandês acabou mesmo por descer a sexto depois de um furo no seu Citroën.
Thierry Neuville, em Hyundai, acabou em quarto e à frente da estrela da casa, Elfyn Evans. Ott Tanak voltou ao WRC para alcançar o sétimo lugar enquanto Jari-Matti Latvala fechou em oitavo. O finlandês venceu quatro troços na derradeira etapa mas já não subiu na classificação.
No WRC2, Nasser Al-Attiyah sagrou-se campeão. O sexto posto foi suficiente apesar da vitória de Ketomaa e do segundo lugar de Bertelli, dois pilotos que ainda podiam vencer a competição.
por: João Picado