Desde que voltou ao campeonato do Mundo de ralis, a Volkswagen já ganhou provas com dois pilotos, Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala. Mas no Rali da Suécia, o líder é o terceiro piloto da equipa, que procura a primeira vitória no WRC. O norueguês está na frente depois dos companheiros na estrutura alemã terem saído de estrada, Ogier perdeu 40 segundos mas continua na luta, a menos de 25 s do primeiro, enquanto Latvala está a mais de oito minutos e disse adeus a um triunfo na Suécia.
Thierry Neuville e Mads Ostberg são segundo e terceiro, respectivamente, e estão separados por três décimos de segundo apenas. Ogier surge em quarto e Ott Tanak, o melhor Ford, é quinto. Kubica e Bertelli tiveram problemas de transmissão nos Fiesta, enquanto Meeke e Elfyn Evans perderam tempo quando ficaram presos em bancos de neve.
Protasov venceu uma especial, a primeira na sua carreira, enquanto Pontus Tidemand liderou à geral mas afundou-se na classificação, inclusivamente entre os WRC2. Nesta classificação em particular, o primeiro é Jari Ketomaa.
por: João Picado