O campeão do Mundo, Sébastien Ogier, obteve a terceira vitória em especiais do Rali de Portugal e antecipa um final de prova empolgante. O piloto da Volkswagen ganhou 4,9s ao seu companheiro de equipa e líder da prova, Jari-Matti Latvala. Os dois estão separados por apenas 9,5s quando faltam três classificativas para a conclusão da jornada portuguesa do WRC.
Com este resultado, Ogier suplantou Kris Meeke que desceu de segundo para a terceira posição. O britânico da Citroën fez o quarto tempo atrás de Andreas Mikkelsen. O norueguês da Volkswagen também se aproximou do pódio. Está a 1,1s do lugar de Meeke.
Hayden Paddon recuperou e ultrapassou o seu companheiro de equipa, Dani Sordo, na especial anterior. Nesta última, bateu numa pedra e danificou a caixa de velocidades do seu Hyundai i20 WRC. Perdeu óleo e também uma posição na tabela. Voltou a ceder o posto ao espanhol.
Ott Tanak, em Ford, foi quinto no troço e mantém a mesma posição na geral. Aliás, o estónio tem a posição consolidada. Está a 50 segundos de Mikkelsen e tem 45s de vantagem sobre Sordo.
No WRC2, Nasser Al-Attiyah continua a dominar com o seu Fiesta RRC. Desta vez, venceu a especial e ganhou 24 segundos a Esapekka Lappi, que termina o dia em segundo da classe, a 49 segundos do primeiro. Pontus Tidemand, no segundo Skoda oficial, está no último lugar do pódio e tem Stéphane Lefebvre, em Citroën, no quarto lugar, a 16 segundos.
por: João Picado