Miguel Barbosa foi o vencedor da Baja TT Idanha-a-Nova. O piloto foi o mais forte na penúltima ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e aproximou-se do primeiro lugar da competição. Hélder Oliveira concluiu em segundo, a 3m44s, enquanto Pedro Grancha ficou na terceira posição.
A prova começou de feição para João Ramos. O piloto do Porto estabeleceu o melhor tempo no prólogo e passou para a frente da prova. No primeiro sector selectivo de hoje andou sempre na frente mas cedeu perante a pressão de Barbosa que ficou com o melhor registo. Ainda assim, o piloto da Toyota Hilux manteve o comando por um segundo.
À tarde, a distância entre os dois primeiros chegou a ser de 1m23s com vantagem para Ramos mas após a tomada de tempos, os dois ficaram separados por pouco mais de meio minuto. Contudo, Ramos viria a sofrer uma penalização de duas horas e Barbosa ficou com o triunfo.
“Esta vitória foi vital. Teve uma importância extrema para o campeonato numa prova onde atacámos desde o início e que contou com vários pilotos sempre em destaque. Tive cuidado nas zonas de mau piso, onde já sabia que iríamos perder. Depois deste triunfo fica tudo em aberto para um bom final de campeonato”, afirmou Miguel Barbosa.
Segundo classificado no final, Hélder Oliveira congratulou-se com “mais um pódio” mas não se mostrou particularmente feliz com este segundo lugar porque o João Ramos foi o piloto mais rápido em pista”. Para o piloto da Nissan Navara, “foi uma luta interessante com o Nuno Matos. Disputada sempre ao segundo”, disse. “Acabámos por perder tempo no início do segundo sector com uma saída de pista. Mas depois também aconteceu um azar qualquer ao Nuno e a partir daí só tivemos de controlar. Era praticamente impossível fazer melhor”, disse.
O azar de Nuno Matos que Hélder Oliveira mencionou foi um problema no diferencial do Opel Mokka Proto. O piloto de Portalegre atrasou-se durante o sector da tarde e teve de se contentar com o quinto posto. Com esse resultado conseguiu, ainda assim, manter a liderança no campeonato.
Na categoria T2, Eduardo Mota bateu a concorrência e deixou César Sequeira a quase oito minutos de diferença. Já no T8, o vencedor foi Avelino Reis. A Baja TT Idanha-a-Nova também pontuou para o Desafio Mazda, competição em que João Rato se impôs.
Classificação final da Baja TT Idanha-a-Nova
1º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 4h53m44,0s
2º H. Oliveira/N. Silva Nissan Navara Offroad a 3m44s
3º P. Grancha/P. Velosa BMW Evo X1 a 15m43s
4º A. Franco/R. Franco BMW Série 1 Proto a 25m11s
5º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto a 29m18s