Na estreia como piloto oficial Mini, Armindo Araújo obteve o 16º tempo na superespecial de abertura do Rali da Suécia, a única prova de neve do calendário do WRC em 2012.
O bicampeão do Mundo de ralis de Produção ficou a 5,1s de Dani Sordo, também em Mini WRC. O espanhol foi o mais rápido, enquanto Mads Ostberg perdeu apenas 0,3s e obteve o segundo tempo. Ott Tanak completou o pódio após este troço espetáculo.
Sébastien Loeb e Petter Solberg fizeram o mesmo tempo e ficaram em quarto e quinto, respetivamente, a 1,2s do líder da prova. Logo a seguir estão Mikko Hirvonen, a 1,5s de Sordo, e Jari-Matti Latvala, a 2,2s do primeiro.
O piloto do Mini WRC Team Portugal optou por “uma condução segura porque nestes momentos não se ganha nada mas é possível perder tudo”, explicou no final da classificativa de abertura, em Hagfors.
Durante o primeiro dia de prova completo, o brasileiro Paulo Nobre, companheiro de equipa de Armindo Araújo, será o primeiro na estrada, enquanto Jari-Matti Latvala, que teve a oportunidade de escolher em que posição quer partir, será apenas o 19º a passar.
Recorde-se que este ano a FIA substituiu o “shakedown” por uma qualificação entre os prioritários, na qual o mais rápido pode definir em que lugar quer partir para o primeiro dia de competição. Mikko Hirvonen, que fez o segundo melhor nesta sessão, será o 18º e o líder do Mundial. Sébastien Loeb, parte no 19º posto.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.
por: João Picado