Os pilotos do norte da Europa estão a dominar o Rali da Suécia. A única prova de Inverno, com muita neve, do calendário do WRC costuma ser um reduto dos pilotos nórdicos e, este ano, a regra aplica-se.
Na frente da prova está Jari-Matti Latvala. O número um da Ford está a ter um desempenho irrepreensível e ocupa o primeiro lugar da classificação com 23 segundos de vantagem sobre o agora rival da Citroën, Mikko Hirvonen. O compatriota de Latvala tentou, durante a etapa de hoje, recuperar terreno mas não conseguiu colocar a liderança do seu antigo companheiro de equipa verdadeiramente em causa.
O norueguês Petter Solberg, que este ano guia o segundo Ford Fiesta WRC oficial, é o terceiro a 51,4s do líder.
Neste terceiro dia de competição, as tácticas relacionadas com a utilização dos pneus ditaram os andamentos dos pilotos e, no final, Latvala estava muito satisfeito com a escolha feita. “Estou feliz porque o meu plano correu bem, fizemos as opções certas. Amanhã só temos de manter o mesmo nível”, afirmou o jovem finlandês no final do dia.
Mads Ostberg, que só começou a sua campanha no Mundial deste ano na Suécia, afirmou que queria lutar pela vitória. Impulsionado pela excelente prestação no ano passado, em que foi segundo, o norueguês não tem sido tão constante e rápido como em 2011 e, por isso, é apenas quarto, a mais de um minuto de Latvala.
Evgeny Novikov está a demonstrar que para além da rapidez já é um piloto mais consistente e, como tal, o bom desempenho em Monte Carlo não é um caso pontual. A prová-lo está a quinta posição, a 2m13,1s de Latvala, à frente de Sébastien Loeb. O campeão do Mundo e líder do campeonato já teve uma saída de estrada no dia de ontem e, hoje, fez pião com o DS3 WRC. Com estes percalços, o francês está fora da luta pelo pódio pois já tem quase três minutos de atraso para o primeiro classificado.
O irmão mais velho de Petter Solberg, Henning, é sétimo e Patrik Sandell é oitavo e melhor sueco. Prokop está em nono enquanto Brynildsen ocupa o último lugar pontuável.
Destaque, ainda, para Sébastien Ogier. O francês da Volkswagen continua a mostrar um excelente andamento com o Skoda Fabia S2000 e é o 11º classificado, à frente de Andreas Mikkelsen que em carro igual está a apenas 12,8s de Ogier.
Classficação após 2ª etapa
por: João Picado