Marrocos continua a ser o único país africano onde se disputa uma prova pontuável para um campeonato do mundo sob a égide da FIA. No passado fim-de-semana a cidade imperial de Marrakech viu, ouviu e vibrou com a terceira prova de 2012 do WTCC.
O mais importante foi mesmo a grande azáfama que se viveu em torno do circuito citadino, que contou com o domínio total da Chevrolet ao conquistar os três lugares do pódio nas duas corridas. Se Alain Menu venceu a primeira corrida, deixando os seu colegas de marca Rob Huff no segundo lugar e Yvan Muller na terceira posição, a Chevrolet pegou no valioso baralho de pilotos e carros, para voltar a dominar completamente durante a segunda corrida, dando-se ao luxo de inverter as posições. Muller viria a triunfar, com Huff a repetir o segundo posto e Menu a ocupar o último lugar do pódio. Que mais dizer de tanto domínio Chevrolet em Marrakech, com Tom Coronel a ser o único piloto BMW a tentar estragar a festa.
Quem não teve sorte em Marrocos foi Tiago Monteiro, que abandonou na primeira corrida com a transmissão do Seat Leon partida, acabando no entanto por conquistar pontos com o 9º lugar obtido na segunda corrida.
Após a prova marroquina, Yvan Muller é o comandante do campeonato com 130 pontos, seguido por Alain Menu com 106 e Rob Huff com 97, todos em Chevrolet Cruze. Tom Coronel em BMW ocupa a quarta posição com 77 pontos.
A próxima prova do WTCC disputa-se na Eslováquia no dia 29 de Abril.
por: António Xavier