Jari-Matti Latvala e Petter Solberg estão prontos para causar sensação no Rali da Grã-Bretanha e mexerem com o estado actual do Mundial de ralis. Os dois pilotos da Ford terminaram o primeiro dia de competição na jornada britânica do WRC em primeiro e segundo lugar, respectivamente, naquilo que é uma novidade quase inédita nesta temporada.
O domínio da Citroën, com Mikko Hirvonen e, especialmente, o oito vezes campeão do Mundo, Sébastien Loeb, está a ser contrariado nos troços do País de Gales, com o finlandês da Ford a liderar. Após a primeira etapa, Latvala está na frente com 12,1 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Petter Solberg, e 21,3s sobre o terceiro classificado, Loeb.
Loeb, por seu turno, não percebe como é que está na terceira posição porque, segundo o campeão do Mundo, o dia foi feito ao ataque. “Andei completamente a fundo em todo o lado, mas não consegui apanhar os Ford”, afirmou o francês. Ainda assim, o líder do Mundial não está minimamente preocupado porque, como fez questão de salientar: “não necessito de ganhar.”
Mads Ostberg é quarto e assume, novamente, o estatuto de melhor privado. O noruguês está, inclusivamente, à frente de Hirvonen, que é quinto a 53,8s de Latvala. Ott Tanak e Evgeny Novikov seguem nas sexta e sétima posições, enquanto Thierry Neuville é oitavo. Matthew Wilson voltou ao WRC nesta prova e ocupa a nona posição, enquanto Martin Prokop fecha o lote dos lugares pontuáveis, em décimo, a mais de 3m30s do primeiro classificado.
Destaque para o facto de todos os carros dos dez primeiros serem Citroën e Ford, com primazia para a marca norte-americana que tem sete carros. O primeiro Mini surge, apenas, em 11º, com Chris Atkinson. Entre os não WRC, Sébastien Ogier volta a ser o melhor. O francês da Volkswagen terminou o dia inaugural em 12º com o Skoda Fabia S2000.
por: João Picado