O Team Novadriver concluiu a segunda corrida da jornada dupla a contar para o Campeonato de Portugal de Circuitos (CPC) e Iberian Supercars Trophy (ISC) no segundo lugar. Com o quarto lugar alcançado ontem, César Campaniço e Carlos Vieira, ao volante do Audi R8 LMS Ultra, mantiveram o comando do campeonato.
Porém, esta segunda corrida voltou a ficar marcada por mais uma penalização averbada pelo Team Novadriver, ou seja, em duas corridas, César Campaniço e Carlos Vieira conseguiram que o Colégio de Comissários Desportivos os penalizassem quatro vezes (!).
Penalizações que na primeira corrida custaram 105 segundos e relegaram o Audi R8 LMS Ultra para o quarto lugar, mais 30 segundos na segunda corrida que impediram o Team Novadriver de ir além do segundo lugar.
Na primeira corrida, as penalizações enfermaram de uma dualidade de critérios gritante, penalizando duramente o Team Novadriver e, de forma artificial, ofereceram animação ao campeonato, permitindo o encurtar de distâncias no topo da classificação em prejuízo da equipa.
Já a penalização sofrida na segunda corrida – violação do tempo mínimo de paragem na box para troca de pilotos – surgiu a pouco minutos do final da prova, quando Carlos Vieira estava ao volante do Audi R8 LMS Ultra e, literalmente, roubou a vitória ao Team Novadriver, pois o piloto bracarense estava no comando com larga vantagem para os restantes. Apesar de ampla prova da não-infração apresentada, essa não foi aceite e a equipa optou por não prolongar a questão colocando um ponto final.
Contas feitas, o Team Novadriver alcançou, no Autódromo do Estoril, um quarto e um segundo lugar, mantendo o comando do campeonato para a última jornada dupla da competição a realizar-se no circuito espanhol de Jarama nos dias 27 e 28 de outubro.
César Campaniço – “Após as penalizações de ontem, algumas delas decididas com dois pesos e duas medidas, contava ter uma corrida tranquila e por não ter ‘handicap’, a vitória estava ao nosso alcance. O meu turno foi tranquilo, evitei envolver-me na confusão da primeira curva e depois de chegar ao segundo lugar, limitei-me a pressionar o primeiro classificado. Feita a paragem para troca de pilotos, o Team Novadriver acabou penalizado por não cumprimento do tempo mínimo de paragem na box para troca de pilotos – decisão tomada a apenas quatro minutos do final! – decisão injusta pois temos provas que não cometemos essa infração. Desta forma, quando tínhamos a corrida controlada, acabamos por ser relegados para o segundo lugar. Mantivemos o primeiro lugar do campeonato, mas os nossos adversários estão mais perto. Contudo, o nosso objetivo continua imutável: vencer em Jarama e conquistar o Campeonato de Portugal de Circuitos 2012.”
Carlos Vieira – “Depois da atribulada corrida de ontem, tudo correu da melhor forma hoje e estava tranquilamente no comando da corrida, quando fui informado do “drive through”. Foi uma desilusão, pois fui forçado a passar pelas boxes já próximo do final da corrida e tive de fazer um esforço final para recuperar até ao segundo lugar, mas já não tinha tempo para tentar chegar à vitória, que merecíamos e que tudo fizemos para a obter. Foi um fim de semana triste devido a tudo o que se passou, mas mantivemos o comando do campeonato e vamos para Jarama com o firme intuito de vencer este CPC 2012.”
por: Comunicado de Imprensa