A surpresa provocada por Mads Ostberg, que acabou o primeiro dia do Rali da Catalunha na frente da classificação geral, não durou mais do que três troços nesta segunda etapa. O jovem norueguês não susteve os ímpetos do campeão do Mundo, Sébastien Loeb, que subiu à liderança e procura fechar com uma vitória a sua última temporada completa no WRC.
O primeiro lugar do francês é sinónimo de normalidade, não fosse o piloto do Citroën DS3 WRC, aquele que mais tempo passou nesta posição durante todo o ano. Com uma má escolha de pneus, Ostberg teve uma manhã sofrida e caiu na classificação para chegar ao final da etapa no quinto posto, atrás de Latvala, segundo, de Hirvonen, terceiro, e de Tanak, que tem andado muito depressa para ser o quarto classificado e partir para o dia de amanhã a pressionar o piloto francês da Citroën que o precede.
Depois dos problemas de ontem e de hoje, Dani Sordo quer mostrar que continua a ser rápido em asfalto e venceu duas especiais na secção da tarde. Contudo, o espanhol não vai além do 18º posto. Melhores classificados estão Hans Weijs, que é sexto, e Craig Breen, sétimo. O irlandês é, inclusivamente, o melhor S2000.
O oitavo lugar é de Novikov, enquanto Nikara e Andersson fecham o lote dos dez primeiros. Nota ainda para os portugueses, Paulo Freire, que é 55º, e João Fernando Ramos que terminou a segunda etapa na 62ª posição.
Amanhã, as equipas ainda têm seis especiais para cumprir antes de fecharem a temporada.
por: João Picado