Imagine que sob o seu pé direito controla 510 cavalos. Cavalos de potência, que se soltam assim que carregamos, mesmo que levemente, no pedal do acelerador do novo Range Rover 5.0V8 Supercharged. O mais impressionante é usar toda esta força bruta — particularmente bem impulsionada pelos 625 Nm de binário que este motor de oito cilindro em vê com 5,0 litros consegue desenvolver… — para enfrentar os piores caminhos, daqueles tão demolidores que a marcha do veículo tem de ser, forçosamente, mais lenta do que andar a pé.
No programa que a Land Rover preparou para os primeiros ensaios dinâmicos do novo Range Rover, em Marrocos, não faltou, claro, um verdadeiro “Caminho das Pedras”, que enfrentámos com a versão topo de gama. Dizer que ficámos impressionados é pouco pois, na verdade, o desempenho superou as expectativas. Não propriamente pela facilidade com que progredimos pedra sobre pedra, mas sobretudo pela inequívoca demonstração da validade do novo sistema Terrain Response2, que selecciona automaticamente o modo de funcionamento adequado ao tipo de traçado e condições que estamos a enfrentar, reforçando imenso a ideia de que “o especialista vai a bordo”, pois o condutor somente tem mesmo é de controlar o volante e os pedais.
E quanto aos pedais, neste caso, nem isso era necessário, já que o binário do V8 sobrealimentado é de tal modo elevado e invulgarmente disponível a baixo regime — convém recordar que se trata de uma motorização a gasolina! — que o ritmo ideal para trepar todas as pedras que se nos colocaram no caminho era mesmo avançar ao ralenti, dispensando de todo o uso do pedal do acelerador. A grande surpresa desta experiência foi o enorme conforto sentido a bordo, mas sobre isso, ainda voltaremos a falar mais detalhadamente. Esperem pelo ensaio completo que sairá na próxima revista Todo Terreno!
por: Alexandre Correia