O português Armindo Araújo esteve em evidência no shakedown do Rali de Monte Carlo. Na última oportunidade que os pilotos tiveram para afinar os carros, o piloto do Mini WRC foi o segundo mais rápido com o tempo de 2m13,2s.
O Evgeny Novikov, em Ford Fiesta WRC, foi o mais veloz com um registo de 2m13,0s, ou seja, menos duas décimas que o piloto português. O terceiro foi Sébastien Loeb. O oito vezes campeão do Mundo ficou, com o Citroën DS3 WRC, a meio segundo do russo.
Para Armindo Araújo, esta foi uma excelente forma de dar início à sua primeira presença no mítico rali. “As condições do shakedown estavam perfeitas e fizemos um bom registo. O carro está com um bom set-up e eu estou muito confiante”, afirmou após a sessão.
Depois deste aperitivo, o duas vezes campeão do Mundo de Produção não esconde o entusiasmo em relação a Monte Carlo. “O rali é muito interessante e não escondo que as especiais são muito do meu agrado. Estou esperançado em começar o ano com o pé direito. Será importante, amanhã, que será um dia difícil e longo, não cair nas muitas armadilhas que existem nestas especiais”, explicou o piloto do Mini WRC.
Este ano, o shakedown vai assumir maior importância nas provas do Mundial de ralis porque, servirá para estabelecer a ordem de partida para competição propriamente dita. Contudo, essa regra só será aplicada em eventos com pisos de terra e, como tal, em Monte Carlo esta inovação face a 2011 ainda não foi introduzida.
O rali propriamente dito começa amanhã às 8h03 (hora de Portugal). Os pilotos vão ter pela frente quatro classificativas, com passagens duplas por Le Moulinon – Antraigues (36,87km) e por Burzet – St. Martial (30,48km).
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.
por: João Picado