O oito vezes campeão do Mundo, Sébastien Loeb, começou o Rali de Monte Carlo a fazer aquilo que muitos esperavam… a ganhar. O piloto da Citroën, que já venceu a mítica prova por cinco vezes, foi o primeiro na estrada e obteve o melhor tempo.
Hirvonen, o seu novo companheiro de equipa, chegou a seguir mas perdeu 14,9s, enquanto Jari-Matti Latvala ficou a 22,2s. Não fosse Dani Sordo, que acabou a primeira especial apenas a um segundo de Loeb, e o campeão do Mundo aproveitava a classificativa inaugural para embalar de imediato para a vitória.
Assim, a luta pelo primeiro lugar está ao rubro e tudo indica que as condições atmosféricas podem ditar muitos sucessos e insucessos neste primeiro dia. O primeiro troço estava praticamente seco, “com alguma zonas húmidas”, explicou Loeb.
Mas o facto de alguns pilotos levarem pneus suplentes com pregos indicia que as condições de aderência na segunda especial são bem mais difíceis. Segundo informações da rádio do Mundial, os últimos 11 quilómetros do troço Burzet – St. Martial (que tem 30,48km no total) são sempre a descer e com gelo na estrada.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.