Foi apenas o Shakedown, mas de qualquer forma Mikkelsen está a mostrar que mesmo em asfalto vai ser muito difícil alterar o seu favoritismo, apesar de Jan Kopecky ter feito apenas mais cinco décimas de segundo que o seu companheiro. Neste muito pequeno aperitivo, a Skoda conseguiu colocar cinco Fabia nos cinco primeiros lugares do Shakedown, com Wiegand, Hevia e Gassner Jr a alcançarem por esta ordem tempos imediatamente após os dois grandes favoritos.
Monzon num Peugeot 207 S2000 foi o sexto mais rápido, com o Campeão de Portugal Ricardo Moura a conseguir o 7º melhor tempo a apenas oito décimas de segundo de diferença, apesar de tripular um Mitsubishi Lancer Evo IX do Agrupamento de Produção. Moura não registou apenas o melhor tempo do grupo, como também deixou diversos S2000 para trás.
Mas a prova canarina, a segunda pontuável para o IRC 2012 só começa a contar para o cronómetro amanhã, com a disputa de nove especiais de classificação. O primeiro troço, Guia (8,3 km) está agendado para as 06h53 de Portugal, seguindo-se Artenara (24,67 km) e Tejeda (14,31 km). Os concorrentes vão efectuar segunda passagem por estas especiais ainda de manhã, deixando para a tarde uma passagem por Ingenio (21,29 km) e Aguimes (22,05 km), para terminarem o dia com uma Super Especial de 1,5 km.
Cinco Skoda Fabia S2000 com os cinco melhores tempos do Shakedown, o que deixa antever um reinado constante da marca durante o dia mais duro do Rallye Islas Canárias.
por: António Xavier