Com dois terços da distância percorrida, a caravana da expedição “Journey of Discovery” encontrou esta semana na Ásia, rolando já pelas estradas e caminhos do Uzbequistão. Para trás ficou uma última semana bastante preenchida e animada, que começou com dois dias em Moscovo, onde os membros da expedição para além de terem estado presentes num jantar de beneficência que permitiu acrescentar mais alguns milhares de euros para a causa que defendem — um projecto de instalação de água potável para uma comunidade de 40.000 pessoas no Uganda — com a Cruz Vermelha Internacional, tiveram ainda direito a uma visita guiada pela capital russa, acompanhados por Andris Liepa, antigo bailarino da mais famosa companhia de ballet do mundo, a do Teatro Bolshoi.
Os Land Rover Discovery foram autorizados a estacionar em plena Praça Vermelha, registando uma foto que teria sido impossível há 25 anos, mas depois de galas, momentos de descanso e visitas turístico-culturais, os expedicionários deixaram Moscovo sábado passado, bem cedo, antes da cidade e do seu trânsito infernal terem acordado.
Mais tarde, já em pleno Casaquistão, os Discovery encontraram o trânsito a que fugiram em Moscovo e entre seguirem numa fila compacta e vagarosa de enormes camiões que congestionam o asfalto, foi preferível tomar os trilhos de terra paralelos à estrada, ultrapassando os pesados com imaginação e fair play. Cumpridos cerca de 5000 milhas, faltam ainda 2000 para chegar a Pequim, dentro de três semanas. A aventura, essa está finalmente a começar verdadeiramente!…
por: Alexandre Correia