A três dias do final do desafio assumido pela Land Rover ao promover a expedição “Journey of Discovery”, esta expedição está cada vez mais perto de concretizar os seus objectivos: um é evidente, pois está previsto que os quatro Discovery 5.0 V8 consigam percorrer as cerca de 8.000 milhas desde Birmingham até Pequim em 50 dias.
O outro é menos óbvio, pois implica recolher 1.000.000 de Libras Estrelinas no decurso desta viagem, por forma a sustentar um projecto da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho internacionais, criando as condições para abastecer de água potável uma comunidade de 40.000 pessoas no Uganda. Nesta fase final da expedição, os homens da Land Rover cruzaram-se com uma outra caravana de Discovery’s, participantes numa aventura que os leva de Shanghai até Lhasa, no Tibete, e que contribuiram com um avultado donativo para esta causa, entregando um cheque no valor de 246.000 Libras Estrelinas.
Tudo isto numa jornada em que a caravana rolou por terras 50 metros abaixo do nível do mar, apenas uma semana depois de terem ascendido aos 4000 metros, para cruzar as montanhas e aceder à China pela passagem de Torutgart, onde duas avalanches ameaçaram o sucesso da expedição.
Curiosamente, esta região abaixo no nível do mar é o coração de uma indústria improvável, se pensarmos que se encontra bem no meio do temível deserto de Taklamakan: a grande fonte de riqueza é a cultura de vinhedos, que anualmente produzem 15.000 toneladas de uvas sultanas!…
por: Alexandre Correia