São recordes atrás de recordes. O campeão do Mundo de ralis, Sébastien Loeb, voltou a vencer o Rali da Argentina. É a sétima vez consecutiva que o francês e o seu co-piloto, Daniel Elena, vencem a jornada sul-americana do Mundial e o 70º triunfo da sua carreira no WRC.
Desta vez, o piloto da Citroën bateu Mikko Hirvonen, seu companheiro de equipa que ficou em segundo lugar, por 15,2 segundos, naquela que foi a sua terceira vitória nesta época. O finlandês, que tinha sido desclassificado em Portugal, ainda não conseguiu triunfar ao volante do DS3 WRC, mas mostrou que é cada vez mais competitivo com o carro gaulês.
Petter Solberg acabou em sexto, depois de dois dias totalmente ao ataque. O norueguês da Ford abandonou na primeira etapa e não teve outro remédio senão o de recuperar o tempo perdido. Assim o fez, reentrou no grupo dos dez primeiros e ainda somou os três pontos extra da vitória na Power Stage.
À sua frente ficaram Martin Prokop, que foi quarto, e Thierry Neuville. O jovem belga também tinha abandona no dia inaugural mas recuperou para completar o “top-5” final. Sébastien Ogier voltou a estar em destaque ao ser o melhor S2000 em prova. O piloto da Volkswagen continua a imiscuir-se na luta por lugares que em teoria seriam um exclusivo dos WRC e, desta vez, colocou o Skoda Fabia no sétimo posto final.
Evgeny Novikov, Nasser Al-Attiyah e Ott Tanak ocuparam os restantes lugares pontuáveis. Armindo Araújo, por sua vez, não conseguiu completar o Rali da Argentina e regressa à Europa com uma desistência. O piloto português preparava-se para acabar, de novo, numa posição que lhe permitisse somar pontos, mas a quebra na direcção do Mini WRC hipotecou qualquer hipótese de chegar ao pódio final.
No final, Loeb destacou a importância do triunfo. “Vencer aqui foi incrível, especialmente depois do que aconteceu em Portugal. Foi importante para a equipa reagir desta forma.” Após cinco provas, o campeão do Mundo consolidou a sua liderança no Mundial. O francês soma, agora, 91 pontos, enquanto o segundo classificado, Petter Solberg, tem 73. Mikko Hirvonen é terceiro, com 70.
A próxima prova do WRC é o Rali da Acrópole, na Grécia, e realiza-se entre os dias 25 e 27 do próximo mês.
por: João Picado