O organismo independente Euro NCAP acaba de atribuir 5 estrelas, a maior classificação possível, ao Peugeot 208, tornando-o no primeiro automóvel do seu segmento a conseguir este resultado com os novos critérios de avaliação, que tornam a obtenção de classificações altas ainda mais difícil.
Esta pontuação vem confirmar que a Peugeot alcançou o objectivo a que se impõe com o 208: desenvolver um carro compacto, confortável, económico e seguro.
Mais pequeno no exterior e maior no interior do que o 207, o 208 assenta numa nova estrutura que proporciona ainda mais vantagens. O modelo é mais leve, em média, 110 kgs, o que leva a uma redução na emissão de CO2 e de consumos de combustível. A diminuição de peso possibilitou, não só, uma igual redução do custo total de utilização, mas também um impacto positivo no desempenho do veículo relativamente à segurança. Cada quilograma removido corresponde a uma redução de energia dissipada.
Por outro lado, em termos de segurança, o 208 está equipado, logo no nível de entrada da gama – Access – com ABS, ESP, seis airbags, sistema de fixação Isofix, limitador de velocidade, alerta de colocação de cintos de segurança, coluna de direção retráctil, entre outros elementos. Além disso, a sua estrutura contribui para a protecção dos ocupantes: barra de absorção em alumínio, utilização de aço de elevada e muito elevada resistência,…
O resultado do Euro NCAP é a melhor prova do nível de protecção de segurança oferecido pelo 208, quer activa quer passiva. A arquitectura repensada do posto de condução, organizada em torno de elementos fulcrais, vem também facilitar a condução. Ao colocar a informação na linha do olhar, o painel de instrumentos minimiza o tempo em que a visão diverge da estrada. Por outro lado, o volante pequeno, associado à redução de peso do veículo, melhora a agilidade e oferece ao condutor maior precisão de condução.
por: Comunicado de Imprensa