Os testes de condução do Porsche 918 Spyder estão a entrar numa nova fase. Um elemento permanente no programa de testes do 918 Spyder – e no processo de afinação de todos os veículos Porsche – são os 20,8 km do Nordschleife da pista de Nürburgring com as inúmeras curvas e passagens selectivas. Afinal, um tempo inferior a sete minutos e 22 segundos é um dos objectivos do desenvolvimento deste inovador super desportivo híbrido de tipo “plug-in”.
O 918 Spyder, que dificilmente será um veículo para condução diária, está, no entanto, bem equipado para todas as tarefas do quotidiano, combinando o elevado desempenho do motor de combustão com os motores eléctricos no eixo dianteiro e traseiro para alcançar uma dinâmica de condução extraordinária e uma excelente eficácia. O sistema de potência combinada dos três motores chega aos 770 cv. O consumo combinado de combustível (NEDC) deverá rondar os três litros por cada 100 quilómetros, o que equivale a 70 g/km de emissões de CO2. A monocoque é elaborada em polímero reforçado e fibra de carbono (CFRP), o que reduz o peso do veículo e oferece uma rigidez e uma precisão notável. Outros pontos de destaque do modelo são a aerodinâmica completamente variável, eixo traseiro direccionável e “top pipes” que deixa as saídas de escape à vista tipo F1. Tudo isto faz do 918 Spyder um super desportivo do futuro, embora o estilo dos protótipos seja uma reminiscência de modelos históricos.
O último veículo de testes apresenta-se agora com o lendário design de competição da Martini® Racing, uma decoração de muitos Porsche históricos de competição, particularmente dos anos 70. Quase mais do que qualquer outra decoração de competição, a Martini® Racing rapidamente adquiriu o status de culto , mas que continua em voga actualmente. A Martini® já era o parceiro oficial da equipa de fábrica da Porsche entre 1973 e 1978. Naquela época, o atractivo design dos carros de competição “Martini® Porsche” e as inúmeras vitórias eram um centro de atenção. Nestas, inclui-se a vitória à geral no Targa-Florio de 1973, vencendo o Campeonato do Mundo de Desportivos em 1976 e vitórias à geral nas 24 horas de Le Mans em 1976 e 1977. Já em 1971, um Porsche 917 tinha terminado em primeiro na lendária corrida de Le Mans com o patrocínio da Martini®. Seja num Porsche 908, 917, 935 ou 936 ou num dos diversos 911 RS ou RSR, comum a todos estes modelos de competição foi a memorável decoração Martini® Racing implementada numa ampla variedade de formas.
Agora, uma nova edição desta parceria de sucesso tráz a decoração Martini® Racing em exclusivo para o inovador 918 Spyder. A Porsche AG e a marca Martini®, representada pela Bacardi & Company Limited, da Suiça, assinaram, uma vez mais, uma parceria para tornar isso possível.
Especificações do Porsche 918 Spyder
Chassis: Dois lugares Spyder; monocoque em polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP); tejadilho de duas-peças; sistema de protecção anti-capotamento fixo.
Transmissão: Parallel full hybrid; 4,6 litros, V8 central com lubrificação por cárter seco; módulo híbrido com motor eléctrico e desacopolador; motor eléctrico com desacopulador e engrenagens no eixo dianteiro; sistema eléctrico de recuperação; quatro circuitos de arrefecimento para os motores, transmissão e bateria; gestão térmica.
Motor: > 570 cv (motor V8)
~ 90 kW (módulo híbrido no eixo traseiro)
~ 80 kW (motor eléctrico no motor dianteiro)
> 770 cv (combinado)
Suspensão: Duplo triângulo à frente; direcção electromecânica; multi-link atrás com sistema electromecânico para direcção adaptativa individual das rodas traseiras; opção de sistema electro-pneumático que eleva a frente.
Sistema de travagem: Sistema de travões híbridos de alta performance com recuperador adaptativo; discos de travão de cerâmica (PCCB).
Fornecedor de energia: Bateria de iões de Lítio com 6.8 kWh de capacidade (BOL nominal), 202 kW de potência máxima e compatível com carregamento plug-in.
Performance: Velocidade máxima > 325 km/h
Apenas em modo eléctrico > 150 km/h
Aceleração: 0 – 100 km/h < 3.0 s
Consumos: (NEDC):Combinado ~ 3.0 l/100 km
Emissões de CO2: Combinado ~ 70 g/km
Autonomia: Apenas em modo eléctrico > 25 km
por: Comunicado de Imprensa