A especial de Ouninpohja percorrida por duas vezes vai encerrar o Rali da Finlândia. Um troço longo, com 33 km que vai consagrar o grande vencedor e definir posições finais, deverá dar à Citroen o triunfo numa das provas mais apreciadas do calendário mundial. O antigo “1000 Lagos” já não é o que era, mas o campeão Sebastien Loeb continua a ser um caso muito sério entre os melhores pilotos do mundial de ralis. Só esta manhã o francês venceu mais duas das quatro especiais disputadas, deixando a Hirvonen e a Solberg uma vitória nas outras duas.
A diferença do líder Loeb para Hirvonen é agora de 9.4 segundos, enquanto Latvala, na terceira posição, está a 25.4 do campeão. Solberg, apesar de ter vencido uma das especiais da manhã, teve alguns problemas e já está a 45.4 de Loeb. A luta pelo quinto lugar ficou agora ao rubro, com Ostberg a baixar drasticamente, tendo sido ultrapassado por Tanak, ficando os dois pilotos separados apenas por dois segundos. Armindo Araújo que resiste e evolui o Mini, está no 17º lugar, enquanto João Silva é 49º e oitavo entre a Academy.
Em 16 especiais já disputadas, Loeb venceu nove, Hirvonen triunfou em cinco e Solberg ganhou duas.
A primeira passagem por Ouninpohja (33,01 km) está marcada para as 14h37 e o derradeiro troço será às 16h00 portuguesas.
por: António Xavier