Audi é o primeiro construtor a ter conseguido conquistar os três lugares do pódio na temporada 2012 do competitivo campeonato DTM. No rápido e exigente traçado holandês de Zandvoort, Edoardo Mortara (Playboy Audi A5 DTM) triunfou ao cruzar a linha de chegada à frente dos seus dois colegas de marca Mike Rockenfeller (Audi A5 DTM Schaeffler) e Mattias Ekström (Audi A5 DTM Red Bull). Com este resultado subiram ao pódio as três equipas Audi presentes esta época.
Cerca de 39.000 espectadores durante o fim-de-semana assistiram a uma das mais espetaculares corridas do DTM disputada em condições extremamente difíceis. As adversas condições climatéricas verificadas neste circuito junto ao Mar do Norte não chegaram, contudo, para molhar suficientemente o asfalto e serem utilizados pneus de chuva. “Em tais condições, podemos dizer que “voamos” para fora da pista em qualquer parte”, destacou Edoardo Mortara, o italiano que comemorou a sua segunda vitória da temporada e reduziu a diferença para o líder do campeonato, Gary Paffett, para 35 pontos.
“Estou bastante satisfeito. Quero agradecer a todos na Audi Sport e na Sport Team Rosberg pelo excelente trabalho realizado. Foi uma corrida fantástica!”
Edoardo Mortara e Mike Rockenfeller (Audi Sport Team Phoenix) travaram um duelo de verdadeiros titãs na discussão pela liderança. Rockenfeller comandou e controlou o andamento dos seus adversários durante uma boa parte da prova. No entanto, quando a chuva surgiu, Mortara conseguiu diminuir a diferença para o seu colega de marca e na volta 32 assumiu definitivamente a liderança com uma brilhante ultrapassagem na famosa curva “Tarzan”. “Eu não queria correr riscos desnecessários”, comentou Rockenfeller. “Quando começa a chover, é mais fácil quando estamos ao volante do carro que nos segue e o Edo aproveitou-se disso.”
Mattias Ekström (Audi Sport Team Abt Sportsline) garantiu o monopólio do pódio para a Audi ao terminar na terceira posição. O sueco teve durante algumas voltas um duelo de roer as unhas com o líder do campeonato Gary Paffett, o qual se decidiu a seu favor também graças à estratégia definida e aos dois rápidos “pit-stops” obrigatórios.
Adrien Tambay (Audi A5 DTM ultra) marcou os seus primeiros pontos no DTM. O jovem de 21 anos de idade brilhou, tendo concluído no quinto lugar em condições difíceis ao conseguir resistir à pressão do bem mais experiente Bruno Spengler.
Filipe Albuquerque ficou classificado em 15 º lugar, embora tenha sido forçado a parar o seu Audi A5 DTM TV Movie nas boxes cumpridas 34 voltas. O português teve também um desempenho brilhante, conseguindo nos treinos pela segunda vez consecutiva passar à Q4 em que garantiu o terceiro lugar na grelha de partida. E quando seguia na sexta
posição viu-se obrigado a ir para a zona da gravilha na curva “Tarzan” para não colidir com os carros de Martin Tomczyk e de Gary Paffett que seguiam imediatamente à sua frente e tiveram um desentendimento na saída da referida curva. No incidente, o difusor da frente do A5 de Albuquerque ficou danificado.
A boa prestação dos A5 DTM começou logo na sessão de qualificação. Cinco Audi A5 asseguraram os primeiros cinco lugares da grelha de partida, o que nunca aconteceu desde que a nova regulamentação do DTM entrou em vigor. E foi Timo Scheider a conseguir assegurar a terceira pole-position da temporada para o Audi A5. Todavia, o alemão bi-campeão no DTM foi bastante infeliz na corrida, tendo logo na largada caído para o 14 º lugar, a que se seguiu depois uma colisão com David Coulthard que danificou a frente do seu Audi A5 DTM e o natural abandono.
Apesar das quatro desistências verificadas este foi um grande dia para a Audi em Zandvoort, circuito onde a marca dos quatro anéis já conquistou seis vitórias desde o seu regresso ao DTM em 2004. “Tivemos um excelente o desempenho”, salientou o Diretor da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. “Agora estamos de volta a uma posição em quesempre quisemos estar. Na discussão pela vitória aqui em Zandvoort, todas as nossas equipas trabalharam num sentido único e estou feliz por terem tornado possível este sucesso.”
Classificação Final
1. Edoardo Mortara (Audi A5 DTM / Team Rosberg Playboy), 43 voltas em 1h 16m 17.679s
2. Mike Rockenfeller (Audi A5 DTM / Phoenix Racing Schaeffler), a 1.513s
3. Mattias Ekström (Audi A5 DTM / ABT Sportsline Red Bull), a 8.417s
4. Jamie Green (Mercedes AMG C-Coupé / HWA), a 13.283s
5. Adrien Tambay (Audi A5 DTM / Audi Sport Team Abt), a 21.313s; etc.
Próxima prova: Oschersleben (16 de Setembro)
por: Comunicado de Imprensa