O Toyota Prius lidera o novo e mais exigente teste de eficiência EcoTest promovido pela ADAC, o mais conceituado Clube Automóvel Alemão, destacando-se entre os 55 automóveis submetidos a este ensaio sob as mesmas condições. O Prius foi o primeiro carro a ser premiado com um total de 90 pontos, alcançando a classificação máxima de 5 estrelas. O consumo de 4,58l/100km registado durante o teste foi premiado com 40 pontos. A pontuação máxima de 50 pontos foi atribuída pelas baixas emissões deste híbrido.
Em Abril deste ano, a ADAC apresentou um novo critério de classificação mais exigente para o EcoTest. Uma novidade foi a introdução do ciclo de teste WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure), que corresponde ao ciclo de teste mundial projetado para harmonizar a medição dos consumos de combustível no futuro. Em acréscimo, os carros foram testados sob o ciclo de condução europeu – New European Driving Cycle (NEDC), e o ciclo da ADAC para autoestradas.
Uma das principais diferenças nos testes passa por decorrerem com o sistema de ar-condicionado ligado durante o ciclo WLTP e o ciclo da ADAC para autoestradas. Em acréscimo, os valores de CO2 emitidos desde a produção do veículo e transporte à utilização são considerados igualmente para o cálculo de emissões globais.
O Prius, que combina um motor de combustão convencional com um motor elétrico, foi introduzido há 15 anos como o primeiro híbrido de produção em série. Desde então, a Toyota tem alargado a oferta de modelos híbridos, contando com 18 “full hybrids” Toyota e Lexus, tendo ultrapassado a marca de 4 milhões de unidades vendidas em Abril do corrente ano. Na Europa, a gama de híbridos Toyota integra o Yaris Híbrido, o Auris Híbrido e o Prius, que com o lançamento recente do Prius+ e do Prius Plug-in viu crescer a família Prius.
por: Comunicado de Imprensa