A conceituada entidade independente Euro NCAP premiou o novo Audi A3 com a classificação máxima de cinco estrelas para a segurança passiva em caso de acidente. Os resultados para a proteção de passageiros adultos, em caso de colisão frontal, traseira e laterais, bem como a segurança das crianças e proteção dos peões tornam o novo Audi A3 num dos carros mais seguros da sua classe.
Os responsáveis pelos testes atribuíram ao A3 a melhor classificação para o condutor e passageiros em colisões de impacto frontal e lateral. As crianças também possuem uma proteção significativa no novo Audi A3. A Euro NCAP também destacou o avisador dos cintos de segurança na dianteira e, em particular, nos bancos traseiros. O Audi A3 está equipado de série com ambos os sistemas.
A proteção dos peões é uma questão fundamental para a Audi e o novo A3 está equipado com uma excelente solução. Uma parte dianteira especialmente concebida e um capot do motor ativo, que é comandado em caso de uma colisão por um mecanismo de libertação pirotécnico, ajuda a diminuir as consequências de um acidente. Esses recursos permitem ao Audi A3 também marcar alguns pontos muito positivos nesta vertente.
Paralelamente, a Audi sempre valorizou bastante a segurança ativa, além das medidas avaliadas pela Euro NCAP. As luzes diurnas permitem ao Audi A3 possuir maior visibilidade aos peões, por exemplo. Outros sistemas de assistência ao condutor, tais como o adaptive cruise control com função de pré-sensor frontal e o Audi active lane assist, as recomendações exibidas de limite de velocidade ou de descanso estão agora também disponíveis como opção no novo modelo compacto da Audi. O mesmo se aplica aos sistemas de iluminação, como o controlo adaptativo dos faróis e os farolins totalmente em tecnologia LED, antes não disponíveis nesta categoria de mercado.
Além disso, o Audi A3 está equipado de série com o travão de multi-colisão: uma função de segurança que recebeu o prémio Yellow Angel 2012 do consórcio alemão ADAC. Esta função pode ajudar o condutor, em caso de acidente, reduzir o risco de derrapagem e de colisões adicionais através de uma travagem acionada automaticamente.
Fundada em 1997, a Euro NCAP é um consórcio constituído por representantes internacionais de ministérios de transportes europeus, associações de automobilismo, seguradoras e organizações de consumidores. Os exigentes requisitos de teste da Euro NCAP excedem em muito os padrões estabelecidos pelos legisladores europeus. Os resultados do teste podem ser consultados em http://www.euroncap.com/home.aspx
por: Comunicado de Imprensa