Yagiz Avci, campeão turco de ralis, venceu o Rali Yalta, prova ucraniana pontuável para o Intercontinental Rally Challenge. Depois de Pajunen ter liderado no primeiro dia, e do favorito Protasov ter terminado o segundo dia de prova na frente, foi o piloto do Ford Fiesta S2000 preparado pela M-Sport que levou a melhor e estreou a vencer no IRC.
De facto, o vencedor acabou por ser o mais consistente durante os três dias de competição. Sem cometer erros, Avci andou sempre entre os primeiros e acabou por beneficiar, também, dos problemas dos seus adversários mais directos. Recorde-se que Pajunen abandonou após um acidente e Protasov fez o mesmo depois da suspensão do Fiesta RRC ter ficado danificada como resultado de uma saída de estrada.
Com todas estas peripécias, Robert Consani subiu ao segundo lugar. O piloto do Renault Mégane RS mostrou toda a competitividade do carro francês e, para além do excelente resultado à geral, ainda foi o melhor entre os carros de duas rodas motrizes.
No último lugar do pódio ficou o húngaro, Laszlo Vizin, com um Skoda Fabia S2000, a mais de 3m30s do primeiro classificado.
O IRC vai manter-se na Europa de Leste e Central. A próxima prova do campeonato é o Rali da Bulgária que se realiza no final deste mês, entre os dias 28 e 30.
por: João Picado