A 5ª edição do Sonangol África Race já começa a ecoar pelo mundo ligado às provas de grande extensão e com um espírito de aventura que continua a mover montanhas. Tendo o continente africano como pano de fundo, o grande desafio de duas semanas pelo deserto, marcado para o período de 27 de Dezembro de 2012 a 9 de Janeiro de 2013, é sem dúvida alguma o grande rival do mítico “Dakar”, que agora se desenrola na América do Sul.
Enquanto o mundo aproveitou o mês de Agosto para a habitual pausa de férias, a organização do Sonangol África Race já andou no terreno a preparar a prova que deverá bater o recorde de participações. Para já, a organização conta com mais de duzentas inscrições, entre automóveis, motos e camiões. Uma das grandes novidades prende-se com a participação oficial da Kamaz, confirmada já pelo patrono Semen Yakubov, que sublinha o interesse que a prova já está a suscitar. Com a sua estrutura virada para a Rota da Seda que se irá desenrolar na Rússia, o patrão da Kamaz está feliz por poder contar com dois camiões da sua equipa no Sonangol África Race, entregues a Anton Shibalov e Dmitry Sotnikov, dois pilotos da nova geração. Elisabete Jacinto , ao volante do seu MAN TGS, representa, mais uma vez, Portugal nesta categoria.
Tanto para Yakubov, como para Vladimir Chagin, mais conhecido pelo Czar do Deserto e que tem as funções de Team Manager na Kamaz Master, África trás boas recordações, embora uma prova deste tipo não seja um desafio fácil, pois existem sempre inúmeras dificuldades para ultrapassar, sempre vividas em situações extremas. Segundo os dois responsáveis pela equipa, este teste severo em terras africanas será ideal, tendo a certeza que será vivido num ambiente de competição saudável.
O Sonangol África Race começa a ganhar maior visibilidade, remetendo trilhos africanos para o caminho das grandes aventuras. Pode ser que esta 5ª edição da prova traga ainda mais surpresas durante os próximos meses.
por: António Xavier