A Citroën Racing anunciou no Salão Automóvel de Paris os contornos dos seus futuros planos desportivos. Graças à parceria concluída com o Abu Dhabi, a equipa sete vezes Campeã do Mundo vai continuar no campeonato em 2013, fazendo alinhar três Citroën DS3 WRC. A formação oficial será defendida durante toda a temporada pela equipa Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen. Sempre rápidos e amantes deste desporto, Sébastien Loeb e Daniel Elena terão um programa parcial que começa no Rali de Monte Carlo.
Oficialmente inscrita no Campeonato do Mundo de Ralis desde 2001, a Citroën Racing construiu um dos mais belos palmarés da disciplina, garantindo sete títulos de Construtores e oito de Pilotos para Sébastien Loeb e Daniel Elena. Associados à renovação e à subida em gama da Marca, esta epopeia contribuiu para o desenvolvimento da imagem da Citroën e ao dos seus sucessos comerciais por todo o planeta.
Num contexto económico difícil, a Citroën entende que a ligação ao desporto automóvel continua a ser primordial e deve ser apoiada de forma energética e voluntária. Ao mesmo tempo, era também importante encontrar um parceiro que ajudasse a cobrir o investimento da Marca no orçamento da equipa. « Neste âmbito, estamos muito satisfeitos por acolhermos o Abu Dhabi ao nosso lado », expôs Yves Matton, Director da Citroën Racing. « Esta parceria vai dar-nos os meios para prosseguirmos o nosso programa e inscrevermos três DS3 WRC em 2013 ».
Depois de oito – a bem da verdade quase nove – títulos mundiais consecutivos, Sébastien Loeb e Daniel Elena não são candidatos à sua própria sucessão em 2013. Apesar de manterem toda a competitividade, como o comprovam as sete vitórias já obtidas este ano, a dupla mais laureada da história do Mundial de Ralis, continua apaixonada por este desporto, apesar deste semi-abandono. Ainda assim, vão fazer um programa parcial, que começa com o mítico Rali de Monte Carlo, que abre o Mundial e se disputa de 15 a 20 de Janeiro.
Os pontas-de-lança da equipa passam a ser Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen, actualmente segundos classificados no Campeonato do Mundo de Ralis. « A integração do Mikko e do Jarmo na equipa está agora completa », prossegue Yves Matton. « O seu nível de performance e de experiência é tal, que eles podem dar o derradeiro passo e tornarem-se naturalmente líderes da nossa equipa. Comunicaremos mais tarde a composição da segunda formação, que correrá quando Seb e Daniel não estiverem presentes. Existirá também um Citroën DS3 WRC para o piloto dos Emiratos Árabes Unidos, Khaleed Al-Qassimi ».
Para além de uma época parcial no Mundial de Ralis em 2013, a Citroën e Sébastien Loeb irão reflectir como pode prosseguir a sua colaboração. Sempre em busca de novos desafios, a Marca e o seu ícone maior estudam a possibilidade de participação no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) em 2014/2015. « O papel de embaixador da Citroën não pode ser passivo para uma personalidade como o Sébastien. Este projecto dar-lhe-ia a oportunidade de prosseguir a carreira nos circuitos, com o apoio de um construtor ao qual está associado desde sempre. Para a Citroën, o WTCC permitiria destacar a Créative Technologie em mercados importantes, como a China e o Brasil », explica Yves Matton. « A decisão final no que diz respeito a este programa está dependente da forma como evoluir a regulamentação FIA e, evidentemente, da vontade dos nossos parceiros actuais ou futuros de nos apoiarem neste projecto ».
Antes de mergulhar num futuro entusiasmante, a Citroën Racing vai agora concentrar-se no Rali de França/Alsácia que se realiza entre 4 e 7 de Outubro, como a 11ª etapa do Mundial de Ralis. A Citroën Total World Rally Team pode garantir em Estrasburgo a sua oitava coroa, enquanto Sébastien Loeb e Daniel Elena estarão na luta pelo nono ceptro consecutivo. A única dupla capaz de os impedir não é mais do que Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen…
por: Comunicado de Imprensa