| | | | | | | | |   

Vitória Audi no calor do Bahrein

1 October , 2012

A Audi conquistou as duas primeiras posições na jornada do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) disputada no Bahrein: Marcel Fässler / André Lotterer / Benoit Treluyer no Audi R18 e-tron quattro subiram ao mais alto degrau do pódio no circuito de Sakhir, a sexta jornada da temporada do WEC. O trio venceu a corrida disputada sob temperaturas elevadas à frente do Audi R18 e-tron quattro confiado a Kristensen / McNish, naquela que foi a quinta vitória da marca dos quatro anéis nas seis corridas já disputadas esta época do campeonato WEC.

Depois de terem garantido os dois lugares na primeira linha da grelha de partida (com Kristensen e McNish a asseguraram a pole-position), os Audi R18 e-tron quattro enfrentaram a mais difícil corrida de 6 horas até agora realizada. No início da prova, a temperatura do ar era de 34 graus, enquanto a da pista chegava aos 45 graus. Os cinco pilotos, com os dois carros híbridos da Audi Sport Team Joest, tiveram um desempenho notável face às condições extremas que tiveram que enfrentar. A corrida começou às 16 horas locais e foi predominantemente realizada à noite. No final, Marcel Fässler / André Lotterer / Benoit Treluyer desfrutaram de uma vantagem de uma volta, com o trio vencedor da edição deste ano de Le Mans a comemorar a sua terceira vitória da temporada, depois da corrida francesa e do triunfo em Silverstone.

O segundo Audi R18 e-tron quattro teve também todas as hipóteses de conquistar a vitória. Allan McNish defendeu a liderança na primeira fase a que se seguiu uma verdadeira batalha com o carro da Toyota. A equipa japonesa ainda liderou a corrida até parar para efectuar uma reparação e, posteriormente, desistiu após uma colisão. Entretanto, Tom Kristensen / Allan McNish também se debateram com alguns problemas: na volta 25, o mau funcionamento de um farol forçou o carro número “2” da Audi a fazer uma paragem não programada na sua box, a que se seguiu na volta 89 outra paragem suplementar para substituir uma válvula danificada do pneu traseiro esquerdo foi danificado. Finalmente, problemas de iluminação tornou necessário mais duas paragens nas voltas 115 e 117.

Por outro lado, a tecnologia híbrida da Audi mostrou-se extremamente eficiente nas condições adversas vividas nesta sua terceira vitória. Pela primeira vez desde Le Mans, a Audi marcou presença com dois R18 e-tron quattro, a fim de possibilitar aos seus pilotos estar em pé de igualdade na discussão pelo título: a diferença entre as duas equipas era de apenas 7,5 pontos antes da corrida no Bahrein, tendo agora aumentado para 13,5 pontos. No entanto, nas duas corridas restantes – no Japão (esta a ser realizada em 14 de outubro, em Fuji, e na China – 52 pontos estão ainda em discussão, deixando completamente em aberto a disputa pelo título no campeonato de pilotos.

Classificação Final
1. Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro), 191 voltas
2. Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro), a 1 volta
3. Leventis/Watts/Kane (HPD-Honda), a 6 voltas
4. Prost/Jani (Lola-Toyota), a 7 voltas
5. Primat/Belicchi (Lola-Toyota), a 10 voltas
6. Kaffer/Minassian/Perez Companc (Oreca-Nissan), a 12 voltas
7. Lombard/Mailleux/Tresson (Oreca-Nissan), a 14 voltas
8. Potolicchio/Kimber-Smith/Sarrazin (HPD-Honda), a 14 voltas
9. Liuzzi/Weeda/Rossiter (Lola-Lotus), a 14 voltas
10. Rusinov/Ragues/Panciatici (Oreca-Nissan), a 1 5 voltas; etc.


por:

Tags: ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks