O que é que um piloto, campeão do Mundo por oito vezes consecutivas, pode desejar mais na última época completa no WRC? E que tal vencer novamente o campeonato e fazer logo a festa no seu país? Pois bem, é isso que está muito perto de acontecer a Sébastien Loeb. O piloto da Citroën lidera o Rali de França e parte para o derradeiro dia de competição com 29,7 segundos de vantagem para o segundo classificado, Jari-Matti Latvala.
O campeão do Mundo, que corre em Citroën DS3 WRC, está com uma vantagem confortável mas ainda não está no Pinto de poder relaxar porque, como disse a meio do dia: “Neste tipo de estrada, quando as zonas são muito traiçoeiras, se relaxamos em demasia podemos perder muito tempo.”
Latvala, que é segundo com o Ford Fiesta WRC, terá de se preocupar mais com a manutenção do segundo posto do que atacar a posição de Loeb. Vencer não tira o título ao francês e a vantagem para Hirvonen, terceiro classificado, é de 24,3s. A distância parece considerável, mas o finlandês da Citroën já disse que não vai desistir de procurar o lugar intermédio do pódio.
Petter Solberg foi protagonista de um acidente que resultou no abandono e no derrube de um poste eléctrico na especial número nove, a primeira do dia. Com a desistência do norueguês, Mads Ostberg subiu a quarto e Daniel Sordo passou para quinto, sendo ainda o melhor Mini.
Thierry Neuville, Ott Tanak e Evgeny Novikov são sexto, sétimo e oitavo, respectivamente, enquanto Chris Atkinson é nono e Martin Prokop ocupa o último posto pontuável.
Nota ainda para o cancelamento da 12ª especial porque, segundo a organização, havia espectadores a mais no troço.
por: João Picado