A Škoda ganhou mais um título na temporada de 2012: a dupla Andreas Mikkelsen e Ola Floene ao volante de um Škoda Fabia Super 2000 sagraram-se campeões de Pilotos no IRC. Um campeonato onde a Škoda já havia comemorado na anterior jornada a vitória entre os Construtores (San Remo). Agora, no Rali do Chipre, a marca completou um duplo hattrick em ambas as categorias num campeonato que domina totalmente desde a temporada de 2010. Ao mesmo tempo, a Škoda conquistou esta temporada o Campeonato Europeu de Ralis (com a vitória de Hänninen e Markkula) e, pela primeira vez na sua história a marca dominou totalmente o Campeonato de Ralis Ásia-Pacífico (APRC), assegurando não só a vitória entre os Construtores, como ainda a dupla Atkinson e Prevot triunfou entre os Pilotos. Além disso, a Škoda já ganhou seis campeonatos nacionais este ano.
Destacando a presença da marca nos vários campeonatos, o Diretor da Škoda Motorsport, Michal Hrabánek, destacou: “Os resultados deste ano traduzem, sem dúvida, a grande tradição desportiva na história da Škoda Motorsport. Termos conseguido um hattrick de vitórias entre os Construtores e Pilotos no IRC possibilitou à Škoda passar a ser a marca de maior sucesso em toda a história deste campeonato. Ao mesmo tempo, estamos bastante satisfeitos pela vitória assegurada pela primeira vez no Campeonato de Ralis Ásia-Pacífico, onde os mercados locais são de vital importância para o futuro da Škoda. O título no Campeonato Europeu e seis títulos de campeão nacionais evidenciam de forma clara o sucesso do projeto do Škoda Fabia Super 2000 a longo prazo. Gostaria de agradecer a todos aqueles que estiveram envolvidos neste projeto, seja no início ou mais tarde. Com este número expressivo de vitórias acrescentamos a letras de ouro o curriculum vitae do Škoda Fabia Super 2000”.
Andreas Mikkelsen tornou-se o primeiro piloto na história do IRC a ter ganho o título de Pilotos por duas vezes consecutivas. Mikkelsen selou este sucesso com o segundo lugar garantido na derradeira prova da temporada, o Rali de Chipre, ao volante de um Škoda Fabia Super 2000 da equipa de fábrica. O bi-campeão marcou presença em 11 jornadas do IRC 2012, tendo vencido nos Açores e na Roménia. Por sua vez, e pela quarta vez consecutiva, Jan Kopecký da equipa oficial da Škoda Motorsport conquistou o título de vice-campeão no IRC, tendo o checo participado em seis ralis esta temporada (triunfos nas Canárias e na Sicília). O domínio do Škoda Fabia Super 2000 no IRC desta época foi confirmado por Juho Hänninen, que ganhou três ralis (Irlanda, Bélgica, República Checa) e terminou em terceiro, embora o piloto nórdico só tenha participado em quatro jornadas do IRC 2012.
A Škoda ganhou o título no IRC pela terceira vez consecutiva em 2012, tornando-se na marca com maior sucesso na história deste campeonato. Também este ano aconteceu a terceira vitória consecutiva de uma equipa de fábrica com um Škoda Fabia Super 2000 na categoria de Pilotos (Juho Hänninen e Mikko Markkula em 2010 e Mikkelsen Andreas e Ola Floene em 2011 e 2012). A dupla Hänninen e Markkula venceu o Campeonato Europeu desta temporada, tornando-se na primeira dupla de pilotos em todo o mundo a vencer o IRC, o Campeonato do Mundo na categoria SWRC e o Campeonato da Europa. Jan Kopecký e Pavel Dresler (equipa de fábrica) ganharam o Campeonato da República Checa; outros pilotos que venceram os campeonatos nacionais ao volante de um Škoda Fabia Super 2000 foram Raimund Baumschlager (Áustria), Marcos Wallenwein (Alemanha), Aleks Humar (Eslovénia), Luca Rossetti (Turquia) e Dimitar Iliev (Bulgária).
por: Comunicado de Imprensa