O primeiro dia de competição do Rali da Catalunha, última prova do ano, foi disputado em pisos de terra e, após as seis especiais, é Mads Ostberg, com um Ford Fiesta WRC privado, o líder. O piloto norueguês ocupa o primeiro lugar com uma vantagem de 27,2s sobre Sébastien Loeb, em Citroën DS3 WRC oficial, que ocupa a segunda posição e quer despedir-se do WRC – para o ano só fará algumas provas – com um triunfo. No terceiro lugar está Jari-Matti Latvala, em Ford Fiesta WRC oficial, a 47 segundos de Ostberg.
Conseguirá o piloto norueguês suster o andamento de Loeb durante os próximos dois dias, com troços em asfalto, e repetir a proeza já alcançada no Rali de Portugal quando venceu após desclassificação de Mkko Hirvonen? “Faltam dois dias muito longo, mas se tudo correr de forma perfeita, penso que podemos manter o Loeb atrás de nós”, afirmou Mads Ostberg à chegada do parque de assistência.
Os pisos traiçoeiros, devido à lama, causaram muitas surpresas e foram inúmeros os pilotos que saíram de estrada ou tiveram problemas. Mikko Hirvonen conseguiu terminar o dia em quarto, enquanto Ott Tanak é o quinto. Mas nomes como Petter Solberg, Dani Sordo ou Evgeny Novikov – este último venceu uma especial – não conseguiram completar todos os troços. O mesmo aconteceu com Martin Prokop ou Chris Atkinson.
Assim, Craig Breen, o melhor com um S2000, é sexto. Weijs e Nikara são sétimo e oitavo, respectivamente. Per-Gunnar Andersson é nono e Novikov, apesar dos problemas, está em décimo.
Nota para a presença de dois portugueses no Rali da Catalunha. Paulo Freire terminou o primeiro dia na 55ª posição da geral e João Fernando Ramos está em 61º.
por: João Picado