A Volkswagen está pronta para o regresso ao campeonato do Mundo de ralis. A formação alemã apresentou o seu carro, o Polo WRC, e toda a equipa, com destaque para os pilotos Sébastien Ogier e Jari-Mati Latvala, que vão competir durante toda a temporada de 2013 e tentar acabar com a hegemonia da Citroën.
A Volkswagen, que durante este ano se preparou exaustivamente para competir ao mais alto nível no WRC vai estrear-se com o Polo no Rali de Monte Carlo, no próximo mês de Janeiro. O principal desafio dos engenheiros foi, ao contrário do que aconteceu no todo-o-terreno, desenvolver um carro “baseado no modelo de produção e não em extraordinários protótipos”, afirmou Ulrich Hackenberg, membro da administração da Volkswagen e responsável pelo desenvolvimento.
O construtor germânico está a apostar fortemente nos ralis a nível mundial. A contratação de Ogier e Latvala são prova disso. A equipa garante que ambos, que têm sete vitórias no WRC, partem em igualdade e sabe-se que a ambição do francês e do finlandês é a mesma: qualquer um quer ser campeão do Mundo e suceder ao campeoníssimo Sébastien Loeb que para o ano competirá em apenas quatro ralis.
Para além desta dupla, a Volkswagen vai inscrever, a partir do Rali de Portugal, um terceiro Polo WRC. Este será entregue ao duas vezes campeão do IRC e membro do programa júnior da estrutura alemã, Andreas Mikkelsen.
por: João Picado