Portugueses em excelente plano
Jean Louis Sclesser voltou a levar o seu buggy ao triunfo na etapa de hoje que terminou no Oued Draa, local onde toda a caravana irá festejar a chegada de 2013.
O piloto francês voltou a ser mais rápido que os Toyota de Jerome Pelichet que foi 2º e Jacques Loomans o terceiro classificado. Na etapa de hoje uma nota fabulosa para a excelente prova de Paulo Rui Ferreira que levou a Nissan Navara Off Road ao 4º lugar entre os automóveis e à 5ª posição da classificação conjunta, tendo em conta que o camião Kamaz do russo Shibalov obteve o quarto melhor tempo na especial de hoje. Um dia muito duro, com piso em muito mau estado, onde as valas, inúmeros buracos e calhau solto foram nota dominante.
Elisabete Jacinto voltou a estar ao seu melhor nível na condução do seu MAN ao alcançar o 7º lugar da geral e o 3º entre os camiões. Para além do líder Shibalov, o Tatra de Tomecek também bateu Elisabete Jacinto no dia de hoje, mas apenas por 1m26 de diferença, o que demonstra bem a determinação da piloto portuguesa.
Depois da etapa de hoje, Schlesser vai entrar em 2013 na liderança, mas apenas com oito minutos de vatagem frente a Pelichet. Já o belga Loomans está a mais de uma hora do líder deste Sonangol África Eco Race.
Em relação aos portugueses, e depois de mais um dia positivo, Paulo Rui Ferreira é agora o 5º classificado entre os automóveis e o 7º da classificação geral conjunta. Nos camiões o comando vai para Shibalov, enquanto Elisabete Jacinto se encontra na 2ª posição desta categoria, com excelentes hipóteses de continuar a disputar a corrida.
Para amanhã, está previsto mais um dia muito exigente, com 451 km entre Oued Draa e Gwirad Larjam a exigirem uma condução bastante cuidadosa.
Classificação
por: António Xavier