A edição de 2013 do Dakar já arrancou esta tarde no Peru com uma etapa que ligou a capital, Lima a Pisco e que incluía um curta especial cronometrada de apenas 13 quilómetros. Um sector selectivo que serviu para definir a ordem de partida para o verdadeiro início da prova que terá lugar amanhã onde os 242 quilómetros cronometrados serão na sua maioria disputados totalmente em areia.
Foi a pensar nas características dessa etapa que Hélder Rodrigues e a maioria dos pilotos mais credenciados optaram por não partir na frente. O campeão do mundo de 2011 e actual nº1 da equipa Honda optou estrategicamente por partir atrás de todos os seus adversários, mesmo que para isso tenha perdido algum tempo, tendo em conta que, no caso das motos, o crono realizado foi, para efeitos de classificação da etapa, multiplicado por cinco. Uma desvantagem que o piloto português espera por certo recuperar ao partir de uma posição mais atrasada.
Hélder Rodrigues realizou o 29º tempo tendo gasto mais 53s que o chileno Chaleco Lopez que optou por partir na frente para a etapa de amanhã. O piloto português irá partir amanhã com uma desvantagem de 3m20s para Cyril Despres que hoje realizou o 5º tempo.
“ A etapa correu conforme tinha idealizado. O sector selectivo era todo em areia e bastante curto. Fiz esta etapa a pensar no dia de amanhã onde vamos ter logo de entrada deste Dakar uma etapa muito difícil. Sinto-me muito bem e estou preparado para enfrentar toda a dureza desta prova”, salientou no final da etapa o piloto da Honda, Red Bull e TMN.
por: Comunicado de Imprensa