| | | | | | | | |   

O novo fôlego do WRC

15 January , 2013

Sébastien Loeb

2013 é um ano de novidades para o WRC. Loeb não vai ser campeão e há um novo construtor envolvido. Tudo para dar um novo fôlego à modalidade.

Comecemos pelo campeão do Mundo. O piloto francês da Citroën decidiu descansar e só vai fazer quatro provas da temporada. O restante programa desportivo passa pelos GT. O piloto da Alsácia vai estar presente no Rali de Monte Carlo e é o grande candidato à vitória na primeira jornada da época. Mas a sua tarefa não será facilitada porque na sua equipa há dois pilotos que querem mostrar serviço. Mikko Hirvonen quer mostrar que merece ser o sucessor de Loeb no seio da estrutura de formação francesa. Dani Sordo quer provar que este seu regresso à Citroën foi a decisão certa por parte dos responsáveis gauleses e que está pronto para se assumir como um candidato recorrente às vitórias.

Mas não são estes os únicos candidatos ao título. A Volkswagen está de volta ao WRC e com uma super-estrutura. Passou mais de um ano a desenvolver o Polo WRC enquanto competia nas provas do Mundial com um dos principais pilotos, Sébastien Ogier, que foi buscar à Citroën, e dois Skoda Fabia S2000, no sentido de dar entrosamento aos elementos da estrutura técnica em ambiente competitivo. Ultrapassado o período de testes, a formação está pronta e, para além do francês, a Volkswagen assegurou os serviços de Jari-Matti Latvala, que estava na Ford, o único piloto que mostrou capacidades de bater Loeb em circunstâncias iguais nos últimos anos.

A Volkswagen regressa ao WRC

Mas não são apenas estas duas estruturas oficiais que estão prontas para lutar pelos primeiros lugares. A Ford deixou o envolvimento que manteve durante anos, mas a M-Sport, equipa que preparava os Fiesta, vai manter-se no activo e inscreve cinco Ford Fiesta, sendo que em Monte Carlo apenas quatro vão estar presentes. Mads Ostberg e Evgeny Novikov já estão ambientados, pois correram com os estes carros em 2012, sendo que o norueguês alcançou, inclusivamente, a sua primeira vitória, no Rali de Portugal. Para além desta dupla, a estrutura liderada por Malcolm Wilson conta ainda com Thierry Neuville, que no ano passado evoluiu na Citroën, e com Juho Hanninen, piloto que tem competido no agora extinto IRC, competição que venceu enquanto piloto oficial Skoda. O quinto elemento, Nasser Al-Attiyah, apenas começará a época na Suécia porque o Rali de Monte Carlo coincide com o Dakar.

Há, por isso, pelo menos um lote de dez pilotos capazes de lutar pelos primeiros cinco lugares. Isto se juntarmos Andreas Mikkelsen que a partir do Rali de Portugal vai pilotar o terceiro Polo WRC de fábrica.

As novas cores dos Fiesta da M-Sport

 Neve em Monte Carlo

A época começa amanhã com o Rali de Monte Carlo. O mais importante rali do Mundial regressou ao WRC no ano passado e tudo indica que a edição deste ano vai ter os ingredientes para que haja emoção. Isto porque as temperaturas estão baixas e as previsões dão neve para os próximos dias. A competição tem início às sete horas (hora portuguesa) e só termina ao fim do dia de sábado, com o último troço a ter início quase às 21 horas. Antes do arranque da prova, os pilotos têm já hoje o shakedown.


por:

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redes Sociais

Parceiros




Grupo PressXL

 
 
 

WebLinks