Quando falta apenas um dia para o Dakar 2013 terminar, Hélder Rodrigues foi um dos mais rápidos da etapa 13 que levou a caravana de Copiapó a La Serena, numa jornada que tinha uma especial cronometrada de 441 km. O piloto do Team Honda HRC rodou sempre entre os primeiros e chegou a abrir a pista, altura em que teve uma ligeira falha de navegação, terminado o troço com o 6º melhor tempo, resultado que lhe permitiu ascender ao 7º lugar da classificação geral.
Na véspera da prova terminar é todavia de salientar que os 66 minutos que o piloto perdeu nos três dias em que foi forçado a parar quase no final das respectivas etapas, é exatamente a diferença que neste momento o separa de Chaleco Lopez, o piloto que ocupa a 2ª posição.
“Foi um dia bastante positivo. Andei bem, cheguei à frente da corrida quando os pilotos que iam à minha frente cometeram um erro na navegação, mas isso também me aconteceu quando falhei uma nota logo a seguir a passar um waypoint. A navegação era muito exigente, mas superei bem todas as dificuldades. Estou satisfeito por saber que estamos três portugueses no Top 10 do Dakar. Somos o único país a ter três pilotos aí. É muito positivo”, referiu hoje, à chegada a La Serena, o piloto da Honda, Red Bull e TMN.
A etapa de amanhã, a última deste Dakar 2013, leva a caravana até Santiago onde a recepção promete juntar uma enorme multidão de espectadores. O derradeiro troço cronometrado terá 128 km e termina nos arredores da capital do Chile.
por: Comunicado de Imprensa