Hoje foi, definitivamente, não só o grande dia dos portugueses no Rali Dakar, como o grande momento de glória para Rúben Faria (na foto). Por um lado, o piloto algarvio não só venceu a última etapa da prova, como ainda logrou recuperar o segundo posto absoluto, complementando a vitória do seu companheiro de equipa Cyril Desprès — que venceu o “Dakar” pela quinta vez! Por outro lado, além de Faria, destacaram-se ainda nesta etapa nesta etapa Hélder Rodrigues, que foi o terceiro mais rápido, Mário Patrão, que rubricou o quarto melhor tempo, e Paulo Gonçalves, que foi sexto. Em termos absolutos, a KTM coloca cinco motos nos cinco primeiros lugares, seguindo-se uma Yamaha, a de Olivier Pain, e uma Honda, a de Hélder Rodrigues, que conheceu este ano uma exibição invulgarmente discreta, mercê de inúmeros problemas.
Adiante-se que Paulo Gonçalves confirma o décimo posto absoluto, o que reafirma o domínio dos portugueses no top-ten da classificação das motos.
Quanto aos automóveis, o Mini All4 Racing de Nani Roma foi o mais rápido nos 111 km do primeiro sector selectivo de hoje, seguido pelo BMW X3 CC de Orlando Terranova e Paulo Fiúza e pela Toyota Hilux de Lúcio Alvarez. Os carros avançam agora a caminho de Santiago, para cumprirem o segundo sector selectivo, de apenas 15 quilómetros. Já voltamos ao assunto!…
por: Alexandre Correia