A Skoda levou das Canárias aquilo que verdadeiramente interessa. A vitória!
Jah Kopecky levou o Skoda Fabia S 2000 ao triunfo, depois do despiste de um fantástico Robert Kubica na 10º especial de classificação.
E como dos fortes a história se encarrega de falar, Robert Kubica deixou todos os indicadores de que será um caso sério em todas as provas do ERC em que venha a estar envolvido. Aliás, o polaco fará pontualmente alguma provas do WRC, esperando-se já por uma exibição de alto nível no Vodafone Rally de Portugal de 11 a 14 de Abril.
Jan Kopecky herdou assim o tirunfo na prova canarina, com quase dois minutos de avanço frente ao Peugeot 207 S 2000 de Craig Breen e mais de três minutos em relação ao Mini JCW de Luis Monzon que viria a terminar no 3º lugar.
Para a Taça de Produção do ERC, o Subaru Impreza R4 tripulado por Andreas Aigner obteve uma clara vitória no Grupo N e o quarto lugar da classificação geral, deixando Germain Bonnefis em Renault Mégane RS no quinto lugar.
O Rali das Canárias, prova que antecede o Sata Rallye Açores no calendário do ERC 2013, contou com uma presença portuguesa. O Campeão Nacional de Ralis de navegadores, António Costa, esteve ao lado do brasileiro Daniel Oliveira, acabando por abandonar após o sexto troço, com problemas nas caixa de velocidades do Ford Fiesta, numa altura em que era 9º classificado da geral.
por: António Xavier