Quando todos pensavam que Sébastien Ogier se preparava para dominar mais um rali da presente temporada do Mundial, o Volkswagen Polo WRC parou com problemas de pressão de gasolina e o líder do campeonato teve de parar. Sem o francês na estrada, Evgeny Novikov, em Ford Fiesta WRC, lidera após o primeiro dia do Rali da Acrópole com meio minuto de vantagem sobre Dani Sordo. O espanhol da Citroën está em segundo, enquanto Jari-Matti Latvala, em Volkswagen, ocupa o terceiro posto a 39,1s do primeiro.
Apesar de ter apenas dois troços, o primeiro dia no Rali da Acrópole, na Grécia, foi repleto de surpresas. Para além do abandono de Ogier, que deverá regressar amanhã, também Mikko Hirvonen e Mads Ostberg tiveram problemas. E aconteceram todos na primeira especial, a maior da prova, com 47 quilómetros.
O finlandês da Citroën ficou sem direcção no DS3 WRC a sete quilómetros do final do troço e perdeu seis minutos, enquanto o norueguês da Ford perdeu uma roda da frente no Fiesta e demorou cerca de três minutos a colocar a suplente.
No meio de tantas incidências, Novikov chegou ao parque de assistência satisfeito. “Sem erros. Correu tudo bem”, afirmou o russo. Por sua vez, Ostberg não escondia a tristeza. “Parece que as coisas neste momento estão do lado errado do limite. Foi numa esquerda lenta, um curva de primeira. Nada pode ter um impacto forte a essa velocidade. Nem sei o que dizer”, afirmou o norueguês.
O quarto classificado é Thierry Neuville, em Ford Fiesta, enquanto Andreas Mikkelsen fecha o dia com o quinto posto. Robert Kubica, que compete ao volante de um Citroën DS3 RRC, é décimo da geral e o líder entre os concorrentes do WRC2.
por: João Picado