As 24 Horas de Spa-Francorchamps não correram de feição a Álvaro Parente que, depois de ter rodado no terceiro lugar ao longo de bastante tempo, viu problemas técnicos atrasarem o seu carro ainda durante a tarde, abandonando a meio da noite.
A clássica de resistência belga começou bem para o piloto português que, do décimo lugar da grelha de partida, conseguiu subir até ao terceiro posto, onde se manteve durante bastante tempo, conservando o ritmo avassalador que se verificava entre os homens da frente.
Quando se deu início à primeira ronda de reabastecimentos, o McLaren MP4-12C #7 da Hexis Racing caíra para o quarto posto mas, entre o grupo dos carros da frente, o trio da equipa francesa estava na luta pelas posições da frente.
No entanto, assim que Alexander Sims assumiu os comandos do GT #7 um problema com um cabo do alternador obrigou-o a ficar nas boxes durante longos minutos, caindo para quinquagésimo sétimo lugar a dezoito voltas dos líderes.
O problema acabaria por ser resolvido, tendo o trio do McLaren MP4-12C da Hexis – composto pelo português, pelo inglês e por Stef Dusseldorp – evidenciando um ritmo fortíssimo que os levou até quadragésimo quarto posto. Contudo, um incidente com Alexander Sims, que danificou o radiador e a suspensão traseira/direita, significou o abandono pouco depois das onze horas da noite.
“Foi uma corrida frustrante para nós, dado que ‘provámos’ o sabor da luta pelos lugares do pódio, demonstrámos que tínhamos andamento para lutarmos pelas posições da frente, mas um problema menor acabou por nos atrasar bastante e condicionar toda a nossa prova. A meio da noite tivemos um toque que colocou um ponto final na nossa prestação”, descreveu Álvaro Parente.
O desfecho da prova do McLaren MP4-12C #7 foi ainda mais difícil de ultrapassar, dado o potencial que demonstrou, estando o piloto português seguro de que, sem as contrariedades de que foram alvo, poderiam terminar entre os cinco primeiros. “Não tínhamos o carro mais rápido em pista, mas eramos consistentes e, enquanto não tivemos problemas, tínhamos andamento para lutar por uma posição entre os cinco primeiros, o que torna ainda mais difícil este abandono. No entanto, temos que nos conformar e começar a pensar já na próxima corrida”, sublinhou o piloto oficial da McLaren GT.
A próxima prova do Blancpain Endurance Series terá lugar em Nurburgring no dia 22 de Setembro, mas antes Álvaro Parente terá mais uma etapa do FIA GT Series, a realizar na Eslováquia nos dias 17 e 18 de Agosto.
por: Albano Loureiro