Toyota Racing termina no 2º lugar na estreia das 6h no Circuito das Américas em Austin
A Toyota Racing lutou pela vitória ao longo das 6h do Circuito das Américas, terminando na segunda posição, na 5ª ronda do Campeonato Mundial de Endurance FIA.
O TS030 Hybrid #8 conseguiu o terceiro pódio da época depois de uma disputa afincada pela liderança da corrida proporcionada por Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin.
Depois de 6h de corrida na qual se verificou sempre temperaturas altas, o carro #8 terminou a apenas 23.617 segundos do vencedor.
Sébastien iniciou a corrida partindo do terceiro posto e, logo após um período de 15 minutor de safety car, conseguiu subir uma posição. Com a conquista da segunda posição, iniciou-se uma luta muito próxima com o Audi #1 até à primeira paragem nas boxes.
Após um acidente que danificou o carro #1, Sébastien focou-se na liderança e na diferente estratégia adotada pelo Audi #2.
O TS030 hybrid conseguiu uma excelente performance ao longo de dois turnos de condução apesar de manter o mesmo jogo de pneus. Este facto combinado com as paragens rápidas permitiu reduzir o tempo de gasto nas boxes do carro #8.
Com uma estratégia bem definida e bem sucedida permitiu a troca de pilotos, entre Sébastien e o Stéphane, manter a liderança na corrida quando estavam percorridos 1/3 da corrida, situação que se manteve até meio.
Anthony, no dia em que foi pai pela segunda vez após o nascimento da sua filha, tomou os comandos do TS030 #8 para um único turno de condução.
De volta ao volante, Sébastien teve de imprimir um ritmo bastante rápido numas condições extremamente exigentes de elevadas temperaturas.
Depois de um esforço épico, o Sébastien trocou com Stéphane para o curto turno de condução terminando na segunda posição.
A próxima ronda é a corrida de casa da Toyota Racing, com a realização das 6h de Fuji, a 20 de Outubro, no qual a equipa vai ter dois carros a participar; com o TS030 Hybrid #7 a competir com os pilotos Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima.
TS030 HYBRID #8
• Anthony Davidson
• Stéphane Sarrazin
• Sébastien Buemi
Corrida: 2º lugar (+23,617 seg); 187 voltas
Paragens na boxe: 7
Volta mais rápida: 1:48.745 segundos
Yoshiaki Kinoshita, Diretor de equipa: “Foi uma corrida bem disputada; ninguém conseguia prever quem iria vencer até a última paragem nas boxes. O nosso carro esteve muito bem, especialmente durante as 3 primeiras horas de corrida, com um equilíbrio perfeito. Um dos pontos negativos neste circuito e que apenas temos 4 pontos de recuperação de energia contra os 5 que havia no Brasil. De certa forma acabou por nos limitar, pois a potência extra do sistema híbrido é um dos nossos trunfos. Nesta corrida foi a primeira vez que podemos ver a performance com o nosso conjunto aerodinâmico de elevada carga. Estamos muito satisfeitos por ser muito competitivo. O meu agradecimento a equipa de pilotos, realizaram um trabalho incrível, pois as temperaturas atingidas no interior do carro dificultaram a tarefa!”.
por: Comunicado de Imprensa