O que há de melhor do que vencer os campeonatos de pilotos e de construtores na época de estreia? Só uma dobradinha com os dois pilotos a terminarem nas duas primeiras posições. E foi isso mesmo que aconteceu na Volkswagen. O novo campeão do Mundo, Sébastien Ogier – sucede ao nove vezes vencedor Sébastien Loeb – venceu o Rali da Grã-Bretanha e Jari-Matti Latvala terminou no segundo lugar. A formação germânica ainda colocou Andreas Mikkelsen no quinto posto. Outro dos destaques da derradeira prova do ano foi Thierry Neuville. Ao terminar em terceiro, o belga assegurou o vice-campeonato e despede-se da melhor forma da M-Sport para rumar à Hyundai em 2014.
No final de uma época de sonho, em que venceu nove ralis em 13 possíveis, Ogier não escondeu a felicidade. “Estou muito contente. Tenho de agradecer, mais uma vez, à equipa. O carro esteve perfeito. Vim para aqui sabendo que este não foi o melhor para mim no passado, mas mesmo assim conseguimos vencer a batalha com o nosso colega de equipa que se sente em casa aqui. Foi uma grande vitória para nós e o final de temporada perfeito. Fazer melhor no próximo ano vai ser um desafio muito exigente”, afirmou o novo campeão do Mundo.
Este foi um rali praticamente dominado pela Volkswagen com os Ford Fiesta WRC também em bom plano. Para além do terceiro posto de Neuville, destaque para o quarto lugar de Mads Ostberg. Pelo contrário, a Citroën esteve muito longe da competitividade a que habituou todos os que seguem a modalidade. Dani Sordo foi o melhor representante da marca francesa ao terminar em sétimo, atrás de Martin Prokop.
Entre os concorrentes do WRC2, o triunfo foi para Elfyn Evans, em Ford Fiesta R5. Ketomaa e Higgins ficaram no segundo e terceiro postos, respectivamente. O Mundial de ralis entra agora no defeso. A temporada de 2014 começa já em Janeiro, com o mítico Rali de Monte Carlo.
por: João Picado