A neve sueca não trava os homens da Volkswagen. Ao fim do primeiro dia de prova, Ogier, Mikkelsen e Latvala ocupam as três primeiras posições do Rali da Suécia, segunda prova pontuável do Mundial de ralis. Único evento do campeonato disputado em pisos de neve, tem sido o palco para o domínio da marca alemão.
O campeão do Mundo está na frente mas com apenas 5,8 segundos de vantagem sobre Andreas Mikkelsen que começa a andar em lugares mais cimeiros depois da época passada ter sido de aprendizagem. Latvala é o terceiro a 12,2 segundos do primeiro.
O melhor não Volkswagen é Ott Tanak, em Ford Fiesta WRC, enquanto Mads Ostberg, no Citroën DS3 WRC oficial, está em quinto com o mesmo tempo de Mikko Hirvonen, no Fiesta da M-Sport. A Hyundai está em prova depois do mau arranque em Monte Carlo, com Neuville e Hanninen em sétimo e oitavo, respectivamente.
“Começar a prova a abrir a estrada nunca é fácil. Não tinha estabelecido como objectivo estar entre os três primeiros ao fim do primeiro dia de prova e por isso só posso estar muito contente com o resultado actual”, afirmou o campeão do Mundo que optou por fazer a última secção do dia com pneus usados e poupar um jogo novo para o etapa de amanhã.
por: João Picado